Engajado no apoio a pessoas que sofrem com a síndrome e seus parentes, o vereador Eliel de Souza (Republicanos), o Eliel Fox (foto), propôs por meio do projeto de lei nº0173/2024 a criação de um complexo de referência e atendimento especializado da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O texto foi apresentado na sessão ordinária, na semana passada.
Para a matéria em tramitação na Casa, o chamado “Centro de Referência do Autista” terá entre os seus objetivos, por exemplo, promover atendimento psicossocial, médico, agendar consultas e oferecer ações e programas de inclusão em modalidades esportivas. Na prática, são serviços voltados para o campo da educação, saúde e trabalho.
Além disso, a proposta prevê o processo de integração do segmento com entidades que promovam a interação, recuperação e o tratamento das pessoas com TEA usando terapias com animais. No Centro de Referência do Autista, o usuário poderá ter ainda a sua disposição atendimento de fonoaudiologia, pediatria, fisioterapia, psicologia e neurologia.
A futura unidade poderá fazer também estudos e divulgar periodicamente relatórios que abranjam a população autista na cidade. O órgão ainda facilitará o acesso a serviços públicos existentes pelo segmento. Por outro lado, o texto autoriza o Poder Executivo a fechar parcerias com instituições para fomentar o desenvolvimento intelectual. Ferraz tem oficialmente 1.835 autistas.
Por Pedro Ferreira, em 23/04/2024.