Eliel Fox propõe a instalação de aparelhos para atividade física em praças públicas da cidade

Bastante praticado, sobretudo, no período da pandemia da covid-19, o exercício físico por meio de equipamentos de calistenia poderá ser tornar algo comum por moradores nas principais praças públicas de Ferraz de Vasconcelos. A instalação dos aparelhos foi sugerida para o setor competente da municipalidade pelo vereador Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox (foto), na sessão ordinária, na terça-feira, dia 12.

Para ele, a calistenia é um método de treinamento que contribui para melhorar a resistência e o equilíbrio, entre outros, benefícios para o corpo e a mente, proporcionando assim mais qualidade de vida aos praticantes. Por isso, o parlamentar pede a colocação dos equipamentos em caráter de urgência. “Na realidade, a calistenia é uma prática caracterizada pelo uso do peso do próprio corpo em movimentos específicos”, diz.

No fundo, esse tipo de atividade física possui por objetivo promover o alongamento e o fortalecimento dos músculos. Por outro lado, a calistenia normalmente incorpora o equilíbrio e o movimento funcional, o que ajuda a melhorar a sua estabilidade, flexibilidade e a coordenação. Além disso, segundo especialistas, os exercícios de peso corporal são os mais apropriados para queimar calorias, já que movimentam todo o corpo.

Ainda, de acordo com profissionais da área, praticar a calistenia em si não exige aparelhos, porém, nos casos de treinamentos mais avançados a utilização, por exemplo, de barras de ferro ou paralelas para potencializar os exercícios podem ser incluídas. Para aumentar o conforto, recomenda-se o uso de tapete de borracha. Por ser feita ao ar livre, a calistenia é considerada como uma atividade democrática.

                                                    Dicas

Por sua vez, as principais recomendações para os iniciantes na calistenia são: treinar a região que envolve o abdômen, a lombar, os glúteos e partes do quadril. Em resumo, as pessoas precisam ter esse cinturão bem fortificado e, ao mesmo tempo, ter consciência dos limites impostos pelo corpo, ou seja, não exagerar nos treinamentos para não prejudicar o próprio organismo. Orienta-se buscar um profissional habilitado.

Por Pedro Ferreira, em 15/03/2024.