Eliel Fox defende a instalação do polo industrial sustentável na região do Cambiri

Como a maior parte do parque industrial da cidade se concentra no Núcleo do Itaim, próximo à divisa com o Itaim Paulista, o vereador Eliel de Souza (PL), defendeu recentemente a instalação de um polo fabril formado por empresas não poluentes na região do Cambiri. Para ele, essa possível descentralização do setor visa mudar o rótulo de cidade-dormitório e, ao mesmo tempo, promover a geração de emprego e renda, fomentando assim a economia local e regional.

Para tanto, Eliel Fox (foto) acredita que o governo municipal precisa trabalhar para atrair cada vez mais a vinda de fábricas para a cidade, ou seja, convencer empresários a investirem no potencial de crescimento local criando incentivos fiscais como, por exemplo, deixar de cobrar por um período o Imposto Predial e Territorial e Urbano das indústrias que venham a ser instaladas na região do Cambiri.  “Além disso, a Prefeitura tem de atualizar o Plano Diretor Participativo”, acrescentou.

Afinal de contas, a revisão da medida já deveria ter sido feita desde 2016 pelo Palácio da Uva Itália e projeta o crescimento e o desenvolvimento da cidade nos próximos dez anos. O parlamentar, aliás, costuma elaborar com frequência requerimentos sobre o assunto, no entanto, apesar das promessas o novo PDP nunca sai do papel. Eliel Fox, por sua vez, salienta que a atualização do texto é uma exigência contida na lei federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001, o chamado Estatuto das Cidades.

Em contrapartida, a implantação de fábricas sustentáveis no Cambiri levaria em conta, sobretudo, o aspecto ambiental da região e, portanto, reduziria os impactos à natureza, já que esse ramo de atividade industrial alia o desenvolvimento econômico com à preservação do meio ambiente. Eliel Fox afirmou ainda que a tão sonhada construção de uma alça de acesso ao Rodoanel pelo Estado em Suzano, mas próximo ao Cambiri seria vital para o escoamento da produção de artigos não poluentes.

Por Pedro Ferreira, em 21/09/2023.