Idealizador do Serviço de Atendimento ao Autista de Ferraz de Vasconcelos (SAAFV) e recém-reeleito para o terceiro mandato consecutivo, com 2.035 votos nas urnas em 06 de outubro, o vereador Eliel de Souza (Republicanos), o Eliel Fox, abraçou a causa do movimento de pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), na cidade. Para ele (foto), a luta das chamadas famílias atípicas cresce a cada dia devido a grande demanda.
Por isso, o SAAFV foi criado para contribuir para, no mínimo, tentar reduzir a carência de uma política pública efetiva em Ferraz de Vasconcelos. De acordo com Eliel Fox, a causa autista é bastante complexa e, portanto, precisa envolver o apoio da sociedade como um todo, mas, sobretudo, da administração pública que patina na implantação de medidas concretas para atender a demanda do movimento.
“No país, infelizmente, as ações do poder público são ainda insuficientes para promoverem uma verdadeira inclusão social dos portadores da síndrome autista”, comentou o vereador. Em contrapartida, com a colaboração de profissionais voluntários e de pessoas comuns, o SAAFV tem se transformado numa porta de esperança por dias melhores para várias famílias atípicas na cidade.
Na prática, o órgão filantrópico oferece o atendimento de psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, nutricionista, musicoterapia e neurologista pediatra. Além disso, as famílias atípicas recebem ainda orientação médica e jurídica, já que existe uma grande quantidade de autistas locais que sequer foi diagnosticada, ou seja, não possui um laudo médico atestando, de fato, a síndrome.
Parceiros
Para ampliar o seu leque de opções de atendimento ao movimento local, o SAAFV costura parcerias com profissionais e com o poder público. Além disso, o órgão poderá receber apoio financeiro por meio de emendas individuais impositivas dos vereadores. “O trabalho é feito de forma transparente”, concluiu Eliel Fox. A entidade sem fins lucrativos atende na Avenida D. Pedro II, 591, na Vila Romanópolis (foto). Contato: (11) 4678-8018.
Por Pedro Ferreira, em 28/10/2024.