Edson Cury faz moção de aplauso à jogadora de basquete Damiris Dantas

Vereador Edson Cury homenageia jogadora de basqueteA Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em única discussão moção de aplauso para com a jogadora de basquete da seleção brasileira e natural do município, Damiris Dantas do Amaral por conquistar a medalha de bronze na Copa América da categoria, no dia 28 de setembro passado, no México. Na disputa pelo terceiro lugar, o Brasil venceu Porto Rico por 66 a 56 e garantiu a sua classificação para o mundial, no ano que vem, na Turquia. A homenagem votada, na terça-feira, dia 15, é de autoria do vereador Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury.

Aos 20 anos, Damiris Dantas começou a jogar basquetebol, em 2005, na Escola Estadual Iljima, na Vila Santo Antonio, em Ferraz de Vasconcelos. Descoberta, foi levada para o clube da ex-atleta Janete Arcain, em Santo André, no ABC paulista. Depois, ela transferiu-se para o time do Divino/COC, de Jundiaí (SP) e, finalmente, foi contratada para atuar no Celta de Vigo Baloncesto, na Espanha. Por destacar-se, estreou na seleção brasileira adulta no mundial de 2010. Logo no ano seguinte, sagrou-se vice-campeã da Copa América sub18, nos Estados Unidos.

Jogadora Damiris DantasAinda, em 2011, conquistou o terceiro lugar no campeonato mundial sub 19, no Chile e, na ocasião, foi eleita a melhor jogadora do torneio. Na sequência, já na fase adulta ganhou o título da Copa América e a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos, no México. Em abril do ano passado, acabou sendo selecionada para atuar pelo Minnesota Lynx na liga profissional WNBA norte-americana. A equipe dela é a atual campeã da WNBA. Jogando como ala pivô (foto) e medindo 1,94 m, ela tem tudo para brilhar no considerado melhor basquete do planeta.

Além disso, na terça-feira, o vereador Edson Cury indicou a Prefeitura Municipal para que determine que seus agentes de trânsito também orientem o fluxo de veículos, principalmente, no horário de pico entre às 17h às 18h30 nas proximidades do Viaduto Ayrton Senna e do Centro de Convenções, ambos na região central da cidade e da Estação Antonio Gianetti Neto, no Parque São Francisco. Para ele, os agentes de trânsito podem muito bem acumular as funções de multar o infrator e, ao mesmo tempo, auxiliar os munícipes a atravessarem as vias públicas em segurança.