Dr. Jobson celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Criado em 02 abril de 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi celebrado pelo vereador e médico generalista Jobson Joviano do Carmo Filho (PSB), o Dr. Jobson, na sessão ordinária, na terça-feira. Segundo ele, aumenta a cada dia o número de pessoas portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Brasil e no restante do planeta.

Além disso, o parlamentar (foto) acrescentou ainda que o diagnóstico tardio da síndrome também tem sido uma tendência nos últimos anos. Com isso, muita gente possui autismo, mas desconhece a presença do transtorno. Por outro lado, o Dr. Jobson destacou também que cresceu a quantidade de pessoas nestas condições que exercem as mais variadas profissões com muito esmero.

A campanha de conscientização instituída pela ONU tem como finalidade mostrar as características desta condição especial, enfatizando, por exemplo, que o autismo não é uma doença, isto é, ninguém precisa se afastar da pessoa. Em contrapartida, a sociedade necessita entender a síndrome e, ao mesmo tempo, procurar incluí-las e ajudá-las no dia a dia. O autismo é caracterizado por déficit na comunicação e na interação social.

No mundo, estima-se a presença de mais de 70 milhões de portadores da síndrome, sendo dois milhões no Brasil. O Estado de São Paulo, por sua vez, detém algo em torno de 400 mil autistas. Em Ferraz de Vasconcelos, de acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são oficialmente 1.835 diagnosticados, porém, esse número tende a ser muito superior.

Por Pedro Ferreira, em 03/04/2024.