Diplomação dos vereadores, prefeita e vice-prefeito não terá cerimônia oficial este ano

Diferentemente da edição anterior, em 2020, o Cartório Eleitoral de Ferraz de Vasconcelos (foto) não vai realizar nenhuma cerimônia oficial de diplomação dos 17 vereadores, da prefeita e do vice-prefeito reeleitos e eleitos em 06 de outubro deste ano. Na prática, a justiça eleitoral vai apenas emitir certificados no dia 16 de dezembro e, portanto, os interessados devem pegar o documento no cartório ou por via online.

No fundo, a diplomação é uma etapa do processo eleitoral e, ao mesmo tempo, permite que o candidato eleito ou reeleito possa tomar posse no cargo de agente público em 1º de janeiro de 2025. Em Ferraz de Vasconcelos, a solenidade ainda não tem local e horário definidos pela justiça eleitoral. Em todo caso, o assunto deverá ser tratado no momento oportuno pelas partes envolvidas.

Além de Ferraz de Vasconcelos, as cidades de Poá e de Itaquaquecetuba também não terão cerimônias oficiais, respectivamente, nos dias 17 e 18 de dezembro do corrente. Em suma, os candidatos vencedores vão ter que ir ao cartório ou emitir o certificado via internet. Em contrapartida, no dia 16, às 14h30, daquele mês ocorre a diplomação dos candidatos eleitos em Suzano, no Teatro Dr. Armando Ré, no centro da cidade.

Por outro lado, no dia 19, às 10h, será a vez dos vitoriosos em Guararema e Biritiba Mirim receberem os diplomas no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), em Mogi das Cruzes. Ainda, no mesmo horário o evento acontece na Câmara Municipal de Santa Isabel. Já a solenidade de Mogi das Cruzes ocorre no dia 19, às 14h, no Cemforpe.  Em Arujá, a entrega solene acontece no dia 20, às 14h, no Legislativo.

Por Pedro Ferreira, em 05/11/2024.