Diego de Souza solicita os serviços de hemodiálise e diálise na cidade

Um sonho bastante antigo e, ao mesmo tempo, necessário, voltou a ser cogitado em Ferraz de Vasconcelos. Trata-se da possível implantação dos serviços de hemodiálise e diálise, ou seja, por meio da estruturação de um centro especializado nesse tipo de atendimento na cidade. A instalação da hemodiálise e da diálise está sendo proposta para o Poder Executivo pelo vereador Diego Pinheiro de Oliveira (PL), o Diego de Souza (foto).

A sugestão, aliás, foi lida na sessão ordinária desta terça-feira, dia 11. Com isso, agora a indicação deve seguir para o Palácio da Uva Itália, nos próximos dias. De acordo com o documento, o serviço de hemodiálise e diálise consiste, na prática, na ampliação da capacidade de atendimento nas atuais Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A medida poderá ser feita em parceria ou convênio com a Secretaria de Estado da Saúde.

Para tanto, o atendimento da demanda crescente na cidade ocorreria no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa, já que existe um número significativo de pacientes locais que necessitam de tratamento renal e, ao mesmo tempo, enfrentam inúmeras dificuldades no deslocamento a outras cidades no Alto Tietê como, por exemplo, Mogi das Cruzes e Suzano, e a capital paulista.

No fundo, a falta desse tipo de atendimento especializado na cidade impõe grandes desafios diários aos pacientes, muitos dos quais idosos ou que possuem mobilidade reduzida. Enfim, eles precisam bancar os custos financeiros das viagens de ida e volta. Por isso, a criação dos serviços de hemodiálise e diálise ajudará de maneira considerável na qualidade de vida dos pacientes e no fortalecimento da rede de atenção à saúde local. Apenas no terceiro quadrimestre do ano passado, foram feitos 3.574 traslados de hemodiálise.

Por Pedro Ferreira, em 11/03/2025.