Conselho Municipal realiza a 2ª plenária da pessoa com deficiência

Com foco na criação de políticas públicas para o setor, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPDMR) de Ferraz de Vasconcelos promove a segunda reunião plenária da pessoa com deficiência. O encontro ocorre na sexta-feira, dia 13, das 9h às 12h, no plenário da Câmara Municipal, na Avenida D. Pedro II,234, no centro.

O evento tem o apoio da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos do Cidadão (CPDDC) da Casa, presidida pela vereadora Selma Francisca dos Santos (Republicanos), a Professora Selma. Por isso, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 10, a parlamentar (foto) destacou a importância da plenária em prol das pessoas com deficiência na cidade. Segundo ela, esse tipo de público vive isolado, porém, luta por seus direitos.

Na reunião temática feita em 17 de março do corrente, os parentes de pessoas com deficiência, sobretudo, na idade adulta criticaram a ausência de suporte oficial, no tocante ao transporte e ao fornecimento de medicação. Além disso, os representantes das famílias cobraram a realização do teste auditivo, ou seja, orelhinha na hora do nascimento, que poderá detectar a presença precoce de algum tipo de anormalidade.

Os familiares querem ainda a criação de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) infantil na cidade, já que boa parte recebe atendimento fora de Ferraz de Vasconcelos. No fundo, de acordo com os parentes presentes existe muita teoria e pouca prática, de fato, para atender às demandas complexas do segmento. Já o titular da pasta de Assistência Social, Marcos Rogério de Oliveira Santos prometeu estudar os pedidos.

Por Pedro Ferreira, em 11/06/2025.