Com um voto contrário da vereadora (foto) Ana Acilda Alves da Silva (PV), a Ana do PV, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em segunda e última discussão a devolução da área para a construção da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e da Escola Técnica Estadual (Etec), no Jardim São João. A votação da matéria de autoria do Poder Executivo ocorreu em sessão extraordinária não remunerada na quinta-feira, dia 19.
Na prática, os vereadores revogaram a Lei Nº 2.687/2005, que autorizava a Prefeitura Municipal a receber em forma de cessão do Estado a referida área pública medindo 31,7 mil metros quadrados. Na época, seria construído um centro de recreação. Além disso, o plenário anulou a Lei Nº 1.162/80, que celebrava a assinatura de um convênio entre o Executivo e a Secretaria de Esportes e Turismo estadual, que, resultou na criação do Centro Social Urbano (CSU).
Agora, com o fim das duas leis, o governo estadual pretende providenciar a construção de uma unidade da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e da Escola Técnica Estadual (Etec), hoje, funcionando num prédio cedido pela Prefeitura Municipal, na Vila Jamil. Em visita ao município, na terça-feira, dia 17, o governador, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou que a construção da Fatec vai começar dentro de quatro meses.
Por sua vez, Ana do PV votou contra a matéria do Executivo por discordar da pressa como o texto acabou sendo votado, já que, o projeto foi enviado no final da tarde de segunda-feira e apreciado em primeiro turno no mesmo dia. Ela deixa claro que é favorável a instalação da Fatec. Em defesa, o presidente da Câmara (foto) Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, disse que até aceita a opinião da colega, porém, o governo estadual tem rapidez no assunto para incluir a Fatec e a Etec no orçamento para o ano que vem. A peça está em fase de conclusão para depois ser enviada a Assembleia Legislativa.