A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos sediou o lançamento da campanha Maio Amarelo (foto) que visa prevenir acidentes no trânsito nesta sexta-feira, dia 5. O movimento será desenvolvido durante todo esse mês nas principais vias públicas e nas escolas da cidade pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana. No Brasil, o evento preventivo criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária começou há dez anos. O tema deste ano é: “No trânsito, escolha a vida”.
Presente no evento, o presidente da Casa, vereador Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro (1º esq), afirmou que a campanha é de suma importância para reduzir o número de mortes no trânsito em geral. Por isso, o vereador elogiou os organizadores. Mineiro, aliás, é o autor da lei municipal nº 3.354, de 8 de outubro de 2018, que instituiu o Maio Amarelo na cidade. Com isso, o movimento passou a fazer parte do calendário oficial de datas e eventos do município.
Por sua vez, a prefeita, Priscila Gambale (PSDB) enumerou as ações realizadas pela sua administração para melhorar a segurança viária como, por exemplo, a instalação de 850 placas de sinalização e a pintura de mais de 600 faixas de pedestres, principalmente, em frente a escolas municipais, estaduais e privadas. Além disso, a gestora (centro) anunciou ainda a implantação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), no Parque Dourado, e a viagem à Brasília para tratar do convênio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), na semana que vem.
Além de Mineiro e de Priscila Gambale, a solenidade reuniu também o vice-prefeito, Daniel Balke (MDB), os vereadores Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, José Juca de Araújo Neto (PSC), o Juca do São Judas, Álvaro Costa Vieira (Podemos), o Kaká, Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho, Derneval Jardim (PL), o Deí e Alexandro Santos Alves Silva (PSC), o Teteco. Este último, preside a Comissão Permanente de Transporte Público (CPTP), do Poder Legislativo.
Por Pedro Ferreira, em 05/05/2023.