Câmara Municipal aprova a criação do Dia do Bombeiro Mirim

O calendário oficial de datas e eventos de Ferraz de Vasconcelos vai ganhar mais um componente em breve. Trata-se da inclusão do “Dia do Bombeiro Mirim”, a ser comemorado anualmente no dia 06 de julho. A criação da data faz parte do projeto de lei nº0168/2024, de autoria do vereador Alexandro Santos Alves (MDB), o Teteco. O texto, aliás, foi aprovado em primeiro turno na sessão ordinária desta terça-feira, dia 9.

Com isso, a matéria voltará à pauta no próximo dia 16, a partir das 9h. Depois, a proposta será encaminhada para sanção ou não do Poder Executivo. De acordo com o projeto de lei, o “Dia do Bombeiro Mirim” tem como objetivo reconhecer e, ao mesmo tempo, valorizar o papel de jovens em formação, promovendo assim a conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes e a atuação em emergências.

O texto propõe ainda que nas comemorações da data poderão ser incluídas atividades educativas, palestras, simulações de resgate e outras ações práticas que visem a integração e o aprendizado das crianças envolvidas no programa Bombeiro Mirim. Por outro lado, na atualidade, o poder público local não oferece iniciativa semelhante, mas entidades privadas. “É uma forma de reconhecimento e agradecimento”, diz Teteco (foto).

Além de sugerir a implantação do Dia do Bombeiro Mirim, o parlamentar preparou também o Dia da Corrida de Rua, a ser realizada todos os anos no último domingo do mês de maio. A criação da competição inclusiva e a sua consequente inserção no calendário oficial de datas e eventos foi apreciada em segunda e última discussão nesta terça-feira. Agora, a matéria nº0166/2024 segue promulgação do Palácio da Uva Itália.

Por Pedro Ferreira, em 09/04/2024.