Por sua atuação à frente da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana e, notadamente, por Ferraz de Vasconcelos ter conquistado o primeiro lugar no ranking de cidades com menor índice de ocorrências no trânsito, dentre os municípios paulistas com mais de 100 habitantes, o titular da pasta, Marcelo Dearo de Carvalho, ganhou uma moção de aplausos da Câmara Municipal. O tributo do vereador Claudio Roberto Squizato (PL), mas assinado pela maioria dos parlamentares (foto), foi aprovado em discussão, na terça-feira, dia 29.
Para Squizato, Marcelo Dearo e equipe desempenham um papel importante no planejamento e na execução de diversos projetos de engenharia de tráfego, sempre com a finalidade de melhorar o sistema de trânsito na cidade. Apesar de todo o esmero, o vereador destacou ainda que o secretário está sujeito a receber críticas, principalmente, quando faz mudanças na malha viária como aconteceu há poucas semanas na Avenida Santos Dumont, na Rua Lourenço Paganucci e vias adjacentes, na Vila Maria Rosa. No fundo, são medidas adotadas para dar mais fluidez ao trânsito e evitar acidentes.
“Enfim, o Marcelo é um ser humano bacana solidário e, portanto, um verdadeiro líder da tropa”, diz Squizato (esq-abaixo). Ex-secretários municipais de Transportes e Mobilidade Urbana, Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho, e Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, também enalteceram a trajetória de Marcelo Dearo no comando da pasta. Elogiaram ainda Flávio de Albuquerque Castilho (PSB), o Flávio do Depósito, Alexandro Santos Alves Silva (Podemos), o Teteco, Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro, Agílio Nicolas Ribeiro David (PSD) e José Juca de Araújo Neto (Podemos), o Juca do São Judas.
O prêmio alcançado por Ferraz de Vasconcelos foi concedido com base nos dados estatísticos da Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública de São Paulo. No primeiro semestre deste ano, a cidade registrou 20 ocorrências e, em 2022, 41 sinistros de trânsito. O índice paulista recente aponta ainda Suzano em segundo lugar, Mauá em terceiro, Itaquaquecetuba em quarto e Poá na quinta posição. Na prática, essa lista favorável apenas demonstra que o trabalho sério e comprometido realizado pela pasta de Transportes e Mobilidade Urbana garante a segurança viária, poupa vidas humanas e impede danos ao patrimônio público e privado. Em nome da equipe, o secretário agradeceu a honraria.
Por Pedro Ferreira, em 30/08/2023.