Para incentivar a leitura, Câmara aprova em 1º turno a criação da Semana Municipal de Doação de Livros

A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em primeiro turno a criação da Semana Municipal de Doação de Livros, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 14. Agora, o projeto de lei nº0134/2023 de autoria do vereador Alexandro Santos Alves Silva (Podemos), o Teteco, poderá voltar à pauta em segunda e última discussão na próxima terça-feira, dia 21, a partir das 9h.

De acordo com a matéria, o evento inédito na cidade que fará parte do calendário oficial de datas será comemorado anualmente no período que constar o dia 14 de fevereiro de cada ano, ou seja, na data mundial de mobilização. Para Teteco (foto), a iniciativa visa incentivar a leitura e, ao mesmo tempo, proporcionar mais conhecimento para a comunidade em geral. A campanha deverá ser desenvolvida pela pasta da Educação.

Na justificativa, ele destacou que o número de leitores no país caiu de 56%, em 2015, para 52%, em 2019. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro. Na prática, o gosto pela leitura costuma ser fomentado pela curiosidade e o hábito pode ser encontrado no contato com os livros. Em síntese, a leitura estimula o raciocínio, aumenta o vocabulário e aprimora a capacidade interpretativa do cidadão.

Por outro lado, na cidade, Teteco também faz questão de apoiar, por exemplo, o projeto Geletoca Ferraz, isto é, uma geladeira antiga adaptada contendo livros que podem ser lidos gratuitamente pelos leitores. O vereador mantém contato estreito com o escritor e jornalista Marcelo Barbosa. O profissional é o autor do livro “Favela no Divã”, entre outras publicações, e ministra palestras em bibliotecas em geral.

Por Pedro Ferreira, em 16/11/2023.