Integrantes da comitiva de Ferraz de Vasconcelos à Brasília, juntamente, com a prefeita, Priscila Gambale (Podemos), os vereadores Hodirlei Martins Pereira (MDB), o Mineiro, e Ewerton de Lissa Souza (Podemos), o Ewerton Inha, participaram da audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, na quarta-feira, dia 17. Na pauta, as autoridades ferrazenses (foto-divulgação) solicitaram a instalação de uma unidade do Instituto Federal na cidade. O encontro foi articulado pelo deputado federal Rodrigo Gambale (Podemos-SP), que também compareceu à reunião.
De acordo com os representantes políticos locais, o órgão educacional federal poderá ser sediado no prédio já construído pelo governo estadual, porém, concedido para a Prefeitura Municipal situado na Rua dos Autonomistas, no Jardim Santiago, na região da Vila São Paulo, próximo às chamadas casinhas. O Instituto Federal (IF) é uma instituição pública e, portanto, gratuita de ensino, ciência e tecnologia que oferece desde o ensino técnico de nível médio até a pós-graduação. Na prática, as unidades se destacam por formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho.
Além disso, o IF permite o prosseguimento dos estudos simultaneamente ao ensino superior. Eles são mantidos pelo governo federal por intermédio do Ministério da Educação (MEC) e buscam democratizar a acesso à educação e impulsionar o desenvolvimento regional. Ao longo do curso, os alunos podem ter ganhar bolsas de auxílio financeiro, monitorias remuneradas e estágios, dependendo da disponibilidade de verbas para projetos de pesquisa e extensão. A oferta de cursos é diversificada e adaptada às necessidades do mercado de trabalho local.
Os cursos incluem, por sua vez, licenciaturas, bacharelados, engenharia e pós-graduação, além de aulas de qualificação profissional. O ministro Camilo Santana prometeu anunciar a vinda do IF para Ferraz de Vasconcelos em breve. Ele parabenizou o deputado federal Rodrigo Gambale e a prefeita Priscila Gambale por pleitearem uma unidade do órgão federal para o município. O deputado e a gestora aproveitaram para agradecer o ministro e, ao mesmo tempo, afirmaram que a vinda do IF vai revolucionar o ensino público local e melhorar o bairro onde será instalado.
Já os vereadores Mineiro e Ewerton Inha também enalteceram Rodrigo e Priscila Gambale pela futura conquista inédita do IF na Rua dos Autonomistas (foto). De acordo com eles, a implantação do órgão em Ferraz de Vasconcelos vai colocar o ensino local na vanguarda, já que como sabemos a cidade é carente de mão de obra qualificada para atender as exigências do mercado de trabalho, principalmente, no momento em que predomina a automação industrial, isto é, cada vez mais o processo cobra por mais tecnologias no ambiente de trabalho. “Ferraz está de parabéns”, finalizaram.
Por Pedro Ferreira, em 19/09/2025.