Apreensivo, Renatinho sugere ações práticas contra a pandemia do coronavírus na cidade

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no  país e no restante do planeta e, principalmente,  com o aumento de casos registrados na região do Alto Tietê, o vereador de Ferraz de Vasconcelos, Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue (2º dir), reforça práticas de prevenção e segurança ao contágio da doença, na cidade. Por isso, na segunda-feira, dia 23, ele cobrou e propôs medidas práticas a Prefeitura Municipal para conter o avanço da virose.

Nos ofícios, o parlamentar solicita a suspensão imediata da cobrança da zona azul, tendo como a justificativa a campanha de incentivo para que as pessoas fiquem em casa, ou seja, permaneçam em quarentena. Além disso, Renatinho cobrou uma fiscalização mais efetiva da Guarda Civil Municipal (GCM) em bares e em outros estabelecimentos comerciais. No fundo, a iniciativa visa evitar aglomerações, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na Educação, o parlamentar solicitou o fechamento imediato de escolas para preservar a saúde dos servidores, uma vez que as unidades escolares estão sem atendimento. Recomendou também a criação de ferramentas para encaminhamento de atividades virtuais para os alunos da rede e um plano de distribuição de alimentação escolar para atender as crianças em situação de vulnerabilidade que dependiam da merenda nos dias letivos.

Na Saúde, a proposta foi de ampliar o atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aos finais de semana em horário estendido, tendo em vista, a consciência de que apenas o Hospital Regional, na Vila Corrêa, não será o bastante para atender toda a demanda de casos suspeitos. Já na Assistência Social, o vereador pediu ao Poder Executivo para destinar uma das escolas municipais na região central para acolhimento a moradores de rua e um plano de ação para atendimento no setor de zoonoses aos animais em situação de abandono.

Renatinho também sugeriu a implantação de um sistema de Drive Thru para vacinação da gripe para idosos, uma vez que estes estão no grupo de risco e mortalidade do vírus. Além disso,  recomendou a disponibilização da vacina em casa para idosos com dificuldade de locomoção e idade superior a 79 anos. Ele quer ainda a isenção da cobrança do IPTU do próximo mês e de taxas para comerciantes locais que por força de decreto, suspenderam atividades não essenciais.

Outro ponto, após considerar inúmeras reclamações de munícipes, sobretudo, nas redes sociais, o vereador solicitou mais vigor na fiscalização feita pelo  Procon local nos supermercados da cidade. Por fim, Renatinho ressalta que tudo foi proposto a Prefeitura já deveria ter  colocado em prática frente ao cenário atual da doença. “Enfim, o vírus não é “MODA” como nosso prefeito destacou em entrevista a imprensa regional e infelizmente esse posicionamento só reflete a ineficiência e falta de gestão adotada por ele. O Covid-19 é um problema de saúde mundial e precisamos tratá-lo com tal” conclui.

Por Pedro Ferreira e assessoria do vereador, em 27/03/2020.