Cúpula da PM promete reforçar patrulhamento ostensivo

Em pé, coronel Mauro Lopes expõe atuação da PM para FerrazEm resposta a ação conjunta da Prefeitura e da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, a cúpula da Polícia Militar no Alto Tietê prometeu intensificar o patrulhamento ostensivo no município. O tema segurança pública foi tratado durante reunião (foto) entre o prefeito, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, o presidente da Casa, Roberto Antunes de Souza (PMDB), demais vereadores, secretários locais, o comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12), de Mogi das Cruzes, coronel Mauro Lopes dos Santos, o comandante interino do 32º BPM/M, de Suzano, major José Carlos Alves Brandão e o coordenador operacional interino, capitão Hiram Gouveia. O encontro ocorreu nesta segunda-feira, dia 11, no Executivo.

Na audiência, o coronel Mauro Lopes disse que dos oito municípios abrangidos pelo CPAM-12, Ferraz de Vasconcelos, de fato, precisa ser priorizado na atuação da corporação. Há pouco mais de um mês, a frente do órgão, ele afirmou que a 3ª Companhia da PM na cidade terá uma recomposição no seu atual efetivo até junho deste ano, já que, agora no dia 26, ocorre a formatura de novos soldados pelo governo estadual. Sem citar números por uma questão de segurança, o coronel destacou que hoje existe um claro, ou seja, um déficit médio de 28%, em Ferraz. No caso ferrazense, calcula-se que o município receberá de 18 a 20 soldados. Além disso, o comandante informou que cobrará um calendário mensal de atividades da PM na cidade.

Além de prometer melhorar o baixo efetivo, o oficial garantiu o envio mais frequente da Força Tática, sobretudo, para atuar na prevenção estratégica nas divisas. Para ele, a segurança pública é um problema nacional que necessita ser enfrentado de maneira integrada. Na reunião, ficou decidido ainda que a administração local colocará em funcionamento a chamada Atividade Delegada que é a contratação de oficiais e praças em dias de folga e aumentará o trabalho preventivo por meio de monitoramento por câmeras de segurança, assim como, acertará uma parceria com a PM para instalar radares inteligentes como já existem, em Mogi das Cruzes. Por sua vez, Roberto de Souza considerou muito produtivo o encontro com a cúpula da PM regional.

Vereador Roberto de Souza (1º dir) em pé, fala em nome de Ferraz em reunião de segurança públicaO presidente (em pé 1º dir) ressaltou também que nos últimos dias após cobrança do Legislativo e do Executivo, a Polícia Civil passou a fazer diligências com mais rigor no município. Com isso, no mínimo, serve para aumentar a sensação de segurança no cidadão e, ao mesmo tempo, demonstrar a presença do aparato policial por parte do Estado. Participaram da audiência, o vice-prefeito e secretário municipal da Habitação, José Izidro Neto (PMDB), a secretária de Governo, Ana Acilda Alves da Silva, a Ana do PV, da Administração, Arnaldo Antunes de Souza, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Cleverson Ramos, o coordenador da Coordenadoria Técnica de Iluminação Pública (CTIP), Ronaldo Júlio e o representante de empresários e comerciantes, Áureo do Carmo. Acir Filló agradeceu a presença de todos.

Por Pedro Ferreira.