Apoiador, Claudio Ramos comemora mais uma edição da Semana da Consciência Negra

Como participante ativo do evento, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 21, para enfatizar a importância da Semana da Consciência Negra, que, por sua vez, culmina com o feriado municipal em 20 de novembro. Para o petista, trata-se de um acontecimento relevante que simboliza o resgate da comunidade negra em geral. Aliás, para a 23ª edição deste ano, ele (foto) destinou uma verba impositiva de R$35 mil.

A festa em comemoração a Semana da Consciência Negra com oficinas artesanais temáticas, apresentações culturais e comidas típicas afro ocorre no sábado, dia 25, das 14h às 20h, na Praça dos Trabalhadores, na região central da cidade. O evento será realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Organizações Não-Governamentais (ONGs) e grupos sociais que atuam em defesa do segmento na cidade. O ato pretende refletir o papel dos negros na sociedade civil e combater o racismo.

Claudio Ramos acrescentou ainda que Ferraz de Vasconcelos decretou feriado local o Dia da Consciência Negra, em 2013, e, portanto, somente agora é que o Estado de São Paulo também decidiu oficializar a data. Com isso, para ele, a luta dos movimentos negros, no momento, é pela criação de um feriado nacional. Por sinal, na sessão deliberativa, na terça-feira, dia 21, a Câmara dos Deputados aprovou um requerimento exigindo a votação da matéria em regime de urgência, o que poderá ocorrer em breve.

O pedido de urgência foi apresentado pela recém-criada bancada negra composta por 120 representantes de todos os estados brasileiros. Agora, o texto que já tinha sido aprovado pelo Senado Federal depende apenas do plenário da Câmara dos Deputados e, portanto, não necessita mais passar por análise de uma comissão especial, que seria criada pela presidência da Casa. O feriado nacional da consciência negra seria festejado em 20 de novembro, em homenagem à morte do líder Zumbi dos Palmares, em 1695.

Por Pedro Ferreira, em 22/11/2023.