Anderson sugere ampliação no horário para tratamento contra tabagismo

Na audiência pública para verificar a aplicação de recursos na área da Saúde no segundo quadrimestre deste ano, na sexta-feira, dia 26, o vereador Anderson dos Santos (PSD), o Anderson do Depósito, cobrou para o titular da pasta, Clécio Gonçalves Francisco, a ampliação dos horários no expediente normal, de segunda à sexta-feira, e   atendimento aos finais de semana para o tratamento contra o tabagismo. Em resposta, o secretário prometeu estudar o pedido.

Segundo o parlamentar (foto), a medida poderia ser implantada, sobretudo, no Posto de Saúde José Schiavinatti, na Vila Corrêa, já que alguns pacientes do programa de tratamento contra o tabagismo trabalham fora da cidade e, portanto, não conseguem frequentar as sessões devido ao horário de funcionamento. Por isso, Anderson do Depósito, considera muito importante que a Secretaria Municipal da Saúde amplie o horário e, ao mesmo tempo, adote o tratamento também aos sábados.

Aliás, essa reivindicação do vereador possui fundamentação na crescente demanda de usuários para esse tipo de prevenção, ou seja, que querem se livrar do vício do cigarro que tanto malefício faz a saúde das pessoas. Para ele, caso, de fato, o horário comercial nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que oferecem o tratamento contra o tabagismo seja aumentado, certamente, também cresceria o número de adesão e, com isso, a continuidade no processo terapêutico.

“Dessa forma, sugerimos a realização de estudos técnicos para avaliar a viabilidade de estender os horários de atendimento para o período noturno ou aos sábados como já acontecem com alguns postos de saúde na cidade, exceto para cuidar do tabagismo”, opinou Anderson do Depósito. Na prática, a decisão fortaleceria as ações de promoção da saúde e reduziria os impactos do tabagismo no setor público, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Por Pedro Ferreira, em 30/09/2025.