Alunos da rede estadual participam de Parlamento Estudantil

Dezessete alunos do ensino médio de escolas estaduais, em Ferraz de Vasconcelos, estão participando da primeira edição do Parlamento Estudantil. A iniciativa da Câmara Municipal começou hoje (27) e termina na quinta-feira, dia 29. No período, os estudantes têm a oportunidade de conhecer de perto o dia a dia da Casa, assim como, a rotina do Poder Executivo. Além disso, os participantes fazem uma sessão simulada nesta quarta-feira, às 10h.

Manhã desta terça-feira, inicialmente, os estudantes foram recepcionados na sede do Legislativo pelos vereadores, Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue e Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha. Na realidade, os dois são autores da nova versão do texto criado, em 1997. Além deles, também prestigiaram a presença dos integrantes do Parlamento Estudantil, os parlamentares Clovis Ottoni Sousa (PSD), o Clovis Eletricista e Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB).

Depois de uma breve conversa e de um café da manhã, a comitiva seguiu até a Prefeitura Municipal, na Vila Romanópolis, onde se reuniu com o prefeito da cidade, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta. Na ocasião, os estudantes questionaram o gestor sobre o que vem sendo feito para melhorar o bem-estar do povo local. O prefeito (centro) enfatizou, sobretudo, a cerca do saneamento financeiro. Na sequência, eles visitaram diversas secretarias, entre elas, a pasta da Educação.

Nesta quinta-feira, será a vez de 17 alunos do ensino fundamental II, ou seja, do 7º ao 9º ano participarem do Parlamento Estudantil. A programação inclui café da manhã, dicas sobre a elaboração de indicações, requerimentos, moções e projetos e sessão simulada, ás 10h. No período da tarde, está prevista a visita a prédios públicos como, por exemplo, o Palácio da Uva Itália. Para Renatinho Se Ligue (dir) e Inha, o evento é muito importante para incentivar os jovens a se engajarem mais no mundo político.

Por Pedro Ferreira, em 27/11/2018.