Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência elege entidades da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMDPDMR) de Ferraz de Vasconcelos elegeu por consenso, ou seja, por aclamação quatro entidades representantes da sociedade civil na próxima composição do colegiado para o biênio 2025/2027. O pleito ocorreu nesta quinta-feira, dia 13 (foto) na Câmara Municipal, na região central da cidade.

Na ocasião, foram eleitas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); o Lar Betânia; a Associação Mariele Marcondes e o Serviço Promocional Nossa Senhora Aparecida (SPNSA). Com isso, nos próximos dias, as entidades escolhidas devem indicar um membro titular e um suplente. No total, como o órgão é paritário, isto é, tem a outra metade dos 16 componentes sugerida pelo Poder Executivo.

A solenidade de posse ocorre no dia 12 de dezembro, no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis. O atual presidente do colegiado e representante do poder público municipal Samuel Gomes Barboza, o Avante Eu Vou, afirmou que a população cobra por mais política de inclusão e, portanto, o órgão luta por mais conquistas para o segmento. Segundo ele, o setor precisa de mais ação concreta e menos conversa. Ele agradeceu a presença de todos.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Selma Francisca dos Santos (Republicanos), a Professora Selma (foto), disse que trabalha junto a prefeita, Priscila Gambale (Podemos) pela criação de uma coordenadoria de inclusão para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na cidade. Para ela, o segmento exige uma atuação conjunta da sociedade em geral. “Precisamos lutar por mais melhorias”, explicou.

O vereador Renato Ramos de Souza (sem partido), o Renatinho Se Ligue (foto), apontou a falta de acessibilidade nos órgãos públicos locais. Segundo ele, o segmento enfrenta uma realidade distante da necessidade diária. Ainda, para ele, o órgão possui um papel importante nessa engrenagem, bem como o Legislativo apoia o trabalho da entidade. Para o secretário de Assistência Social, Marcos Rogério, a pasta está à disposição.

Por Pedro Ferreira, em 13/11/2025.