Ferraz cria a Frente Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher

Na última sexta-feira, dia 12, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos foi palco de um momento histórico, ou seja, com a realização do primeiro encontro da Frente Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher Ferrazense, proposta pela vereadora Selma Francisca dos Santos (Republicanos), a Professora Selma. A reunião (foto-divulgação) marcou o início de uma caminhada coletiva pela proteção, valorização e ampliação dos direitos das mulheres no município.

A criação do grupo feminino surge da necessidade urgente de unir forças em prol de políticas públicas que promovam dignidade, segurança, oportunidades e voz ativa às mulheres. Segunda a parlamentar, não se trata apenas de tratar de pautas femininas isoladas, mas de compreender todo o contexto da vida da mulher: família, trabalho, saúde, futuro e participação social. O espaço foi idealizado como um ambiente de escuta, diálogo e ação, capaz de transformar a realidade local.

Entre os principais temas a serem discutidos pela Frente, destacam-se: saúde da mulher e sua família (atenção básica, prevenção, maternidade e saúde mental); educação inclusiva, com atenção especial ao autismo e outras comorbidades, além de capacitação e oportunidades de trabalho; enfrentamento à violência doméstica e mecanismos de proteção; regularização fundiária e seu impacto na vida das mulheres e famílias e esporte, cultura e lazer como ferramentas de inclusão social.

Outros assuntos também estarão no radar, como, por exemplo, fortalecimento dos vínculos familiares, acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade, inclusão e acessibilidade para mulheres com deficiência, incentivo à participação política e liderança feminina, além de oportunidades para a juventude e as próximas gerações. Para a vereadora Professora Selma (foto), a Frente só existe porque cada mulher importa. A participação ativa de todas é fundamental para que as propostas discutidas se transformem em ações concretas que realmente representem a realidade de Ferraz.

“Quando nossa voz se une, somos capazes de mover projetos, políticas e mudanças significativas”, afirmou. O encontro de sexta-feira foi apenas o primeiro passo de uma jornada que promete dar novo significado à luta das mulheres ferrazenses. Mais do que um espaço de debate, a Frente se apresenta como um instrumento de transformação, construído coletivamente, onde cada mulher pode contribuir com suas ideias, experiências e sugestões. “Ferraz dá um passo firme rumo a uma cidade mais justa, inclusiva e igualitária, onde as mulheres possam ocupar todos os espaços com segurança, dignidade e respeito”, concluiu a vereadora. Ela preside à Comissão Permanente de Defesa dos Direitos do Cidadão (CPDDC) da Câmara Municipal.

Por Pedro Ferreira e assessoria da vereadora, em 19/09/2025.