Luiz Tenório trata sobre o Regional com secretário-adjunto estadual

Vereador Luzi Tenório (esq), secretário-adjunto, Wilson Pollara (centro) e o dep. est. André do PradoO vereador (foto-esq) Luiz Tenório de Melo (PR) também está empenhado em encontrar  uma solução para sanar a falta de médicos e falhas no atendimento no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa, em Ferraz de Vasconcelos. Na quinta-feira, dia 03, ele abordou o assunto com o secretario-adjunto estadual da Saúde, Wilson Pollara e com o coordenador da pasta, Geraldo Reple Sobrinho, em São Paulo. Intermediador da audiência, o deputado estadual, André do Prado (PR), também compareceu.

Na reunião, o secretário-adjunto estadual da Saúde, Wilson Pollara confirmou o que já vinha sendo objeto de comentários nos bastidores ferrazenses, isto é, o governo estadual vai mesmo terceirizar todo o atendimento do Hospital Regional. O processo licitatório para a escolha da empresa ou grupo médico responsável que irá gerenciar todos os setores da unidade deve ser aberto nas próximas semanas. A medida está sendo adotada para driblar a burocracia para a contratação, sobretudo, de médicos por concurso público.

Com a virtual privatização do Hospital Regional nos próximos meses, o projeto de lei que aumenta o salário de médicos que atuam na periferia aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na semana passada, parece que não terá nenhuma influência direta para acabar com a crônica ausência médicos especialistas. Enfim, como já é de praxe em governos tucanos, o Palácio dos Bandeirantes vislumbra na terceirização a alternativa mais viável para manter seus hospitais públicos funcionando. A privatização do Regional é vista com restrição pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo (Sindsaúde).

Para os usuários, especificamente, do Hospital Regional resta torcer para que a decisão vindoura possa surtir o efeito esperado, isto é, serem atendidos. Aliás, é tudo que o cidadão deseja.  Preocupado com a calamidade na unidade, antes mesmo de reunir-se com o secretário-adjunto estadual da Saúde, Luiz Tenório conversou com a diretora-geral, a médica Magali Vicente Proença, na terça-feira, dia 1º. Na audiência, ela explicou que com o quadro de médicos completo a Regional atendia em média 30 mil pacientes por mês, agora em torno de sete mil. Por isso, Luiz Tenório acredita que a contratação da empresa ou grupo que vai administrar a unidade precisa sair o quanto antes. Ele agradece a André do Prado pela ajuda.

Por Pedro Ferreira.