Vereadores querem definição sobre licitação do transporte coletivo

Vereadores aprovam requerimento sobre licitação do transporte coletivoDesde 2013, quando criou uma Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) para tratar do transporte público, na cidade, que a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos vem cobrando com firmeza e quase de maneira rotineira a abertura de uma nova licitação para o setor, entretanto, até agora não apareceu nenhuma movimentação concreta por parte do governo local. Por isso, os vereadores (foto) aprovaram, por unanimidade, um requerimento com essa finalidade, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 18.

No documento dos vereadores Antonio Carlos Alves Correia (PPS), o Tonho e Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete, eles pedem ao prefeito em exercício, José Izidro Neto (PMDB) que informe o Legislativo de quando será feita a nova licitação do transporte coletivo, hoje, sob a responsabilidade da Radial. Aliás, o monopólio da empresa no setor perdura desde 1976. Além disso, os autores destacam que a abertura do um novo processo licitatório também já possui a recomendação do Ministério Público Estadual (MPE).

Além disso, a própria Procuradoria Jurídica do município também tem manifestado o seu parecer favorável à realização da referida licitação. “Mesmo assim, não entendo porque esse assunto não sai do lugar”, dispara o vereador Tonho. Segundo ele, a cada dia que passa só aumenta o número de reclamações de passageiros insatisfeitos com o serviço da Radial. Para ele, a empresa trata o usuário com total descaso. O vereador afirmou está desapontado com a demora do prefeito em exercício em adotar a medida. Já o parlamentar, Luiz Fábio Alves da Silva (PMDB), o Fabinho ressaltou a insistência de Casa pressionando o Executivo nesse sentido.

Então presidente da CAR do Transporte e, portanto, grande defensor de um novo contrato para estabelecer as regras da área de transporte, no município, o vereador Luiz Tenório de Melo (PR) também expressou na tribuna a sua decepção com a ausência de uma decisão real pela municipalidade. Ainda, de acordo com ele, o povo clama por melhorias em relação ao atendimento da Radial. Por sua vez, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) disse que o documento veio em hora e, ao mesmo tempo, a cidade precisa aproveitar essa discussão sobre a abertura de uma nova licitação para o setor de transporte coletivo para abordar também a mobilidade urbana.

Por Pedro Ferreira.