Vereadores aprovam em 2º turno mudança no plano de carreira da Guarda Municipal

Vereadores votam alteração no plano de carreira da Guarda MunicipalNa presença da comandante da Guarda Civil Municipal, coronel Elisabeth Soliman e de boa parte de agentes, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em segunda e última discussão o substitutivo ao projeto de lei complementar que dispõe sobre a modificação no plano de carreira para integrantes da categoria A votação da matéria de autoria da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) ocorreu na sessão ordinária (foto), na segunda-feira, dia 24. Agora, o texto deverá seguir nos próximos dias à sanção do prefeito municipal.

Pelo substitutivo, todos os guardas municipais serão enquadrados no plano de carreira, ou seja, servidores contratados por concurso público (estatutário) ou por processo seletivo (Consolidação das Leis Trabalhistas). A chamada progressão funcional será administrada pelo comando da GCM e por servidores indicados pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana. O texto prevê ainda o pagamento da Gratificação pelo Regime Especial de Trabalho e Trabalho Armado (Greta). O prêmio é extensivo a comandante coronel Soliman.

A referida bonificação corresponde a 50% do valor da referência do vencimento do servidor e deverá ser incorporada ao salário-base após dez anos de efetivo exercício na função de GCM. Para a ex-secretária municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, a vereadora Ana Acilda Alves da Silva (PV), a Ana do PV, a instituição do plano de carreira é uma luta antiga de toda a corporação. Por isso, ela acredita que a medida vai servir  para mais dá mais dignidade ao trabalho desenvolvido pela CGM. A parlamentar é uma das principais articuladoras na alteração do plano de carreira.

O também ex-titular da pasta, Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, disse que a proposta vai amparar o serviço feito pela CGM no município. O presidente da Casa, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), afirmou que a corporação tem contribuído com a cidade. Ele acrescentou que a Câmara Municipal apoia, totalmente, a ação da GCM. Os vereadores Willians Santos (PSB), o Willians do Gás, Claudio Ramos Moreira (PT), Maria Simplício Nascimento (PT) e Aurelio Costa de Oliveira (PPS), o Aurelio Alegrete, também elogiaram a modificação do plano de carreira em prol da corporação.