Vereador quer mutirão contra dengue na Vila Santo Antonio

Veerador Edson Cury (PSB) denuncia sujeira em rua no Jardim SaraPara prevenir contra o surto de dengue, em Ferraz de Vasconcelos, o vereador (foto) Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury está sugerindo a Prefeitura Municipal desencadear um verdadeiro mutirão de combate à doença no tradicional bairro da Vila Santo Antonio. A reivindicação do socialista pedindo providências à municipalidade ocorreu na segunda-feira passada, dia 18.

No documento, o vereador Edson Cury relata que na Vila Santo Antonio já foram registrados vários casos de contaminação pelo mosquito transmissor aedes aegypti e, portanto, aquela região da cidade requer uma atenção especial por parte do setor competente da administração. Ele destaca ainda que apesar da existência de focos do mosquito os agentes vetores não foram ao local para adotar as medidas cabíveis.

Convém citar que o mosquito da dengue é bastante semelhante com o pernilongo, no entanto, possui características específicas que acabam servindo para distinguir um do outro. O aedes aegypti não faz barulho ao agir e costuma picar nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde. Além disso, o inseto ataca, sobretudo, nas pernas, nos tornozelos ou nos pés e a sua picada não dói e nem coça.

Por sua vez, o surgimento do mosquito transmissor da dengue é mais comum no período de verão e como medidas preventivas podem ser usadas, por exemplo, o uso de repelentes, de inseticidas na casa ou instalar redes protetoras nas portas e nas janelas. Outra boa alternativa recomendada por especialistas é acender velas de citronela dentro das residências, já que, o cheiro natural serve para afastar o inseto.

Por Pedro Ferreira.