Autor do projeto que resultou na lei municipal nº 3.070, de 06 de outubro de 2011 que dispõe sobre a prevenção ao câncer de próstata, o chamado Setembro Azul, o vereador (foto) Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, cobrou o cumprimento da norma pelo município, na última sexta-feira, dia 14, durante audiência pública para avaliar a aplicação de recursos na Saúde no segundo quadrimestre deste ano. Para ele, ao contrário do “Outubro Rosa” que alerta a respeito do câncer de mama, até agora nada fora feito para efetivar, de fato, essa ação preventiva em prol do homem. O exame é recomendável para homens acima de 50 anos.
Tonho destaca que a campanha tem como símbolo um laço azul e poderá ser realizada pela Prefeitura Municipal em conjunto com outras entidades públicas e privadas. O vereador afirmou ainda que essa parceria foi estabelecida no texto da presente lei, exatamente, para que a municipalidade não assumisse de forma isolada as despesas com a promoção desse evento voltado para o sexo masculino. Em todo caso, mesmo assim, Tonho lamenta que o governo municipal anterior e atual não tenham tirado a medida preventiva do papel.
Afinal de contas, o Setembro Azul representa uma ferramenta muito importante para evitar não apenas o câncer de próstata, mas, também outras doenças, tais como, a pressão arterial e a diabetes. “Para tanto, o homem precisa deixar de machista em relação ao câncer de próstata e, ao mesmo tempo, passar a cuidar melhor de sua saúde”, explica Tonho. O vereador adverte que por falta de conscientização sobre a importância dessa ação preventiva, muitos homens só descobrem a terrível doença em estágio avançado, o que acaba sendo tarde demais para obter a cura.
Por sua vez, sem fornecer nenhum tipo de detalhe, o secretário municipal da Saúde, Luís Claudio Rocha Guillaumon prometeu que vai mandar fazer um levantamento da situação e, com isso, possibilitar que o município passe a cumprir a norma em vigor desde 2011, ou seja, no ano que vem, finalmente, os homens também terão uma campanha para prevenir o câncer de próstata, como já ocorre contra o câncer de mama. A lei prevê que fica assegurado aos casos de doenças descobertas durante o evento o imediato acolhimento para tratamento e o apoio terapêutico da pasta da Saúde.
Por Pedro Ferreira.