Vereador propõe a concessão de passe livre estudantil

Vereador Edson Cury (PSB) quer passe livre estudantilInspirado por Suzano que já colocou a medida em prática, em março deste ano beneficiando cerca de seis mil alunos e por Poá em fase de operação podendo ajudar até 30 mil estudantes, o vereador (foto) Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury está sugerindo que a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos faça o mesmo no município, ou seja, adote o chamado Passe Livre Estudantil. O pedido do socialista a municipalidade ocorreu na última sessão ordinária de 2014 antes do recesso parlamentar de final de ano, na segunda-feira, dia 15.

Segundo ele, a implantação da iniciativa inédita na cidade visa atender a uma justa e antiga reivindicação da classe escolar na cidade. Por sua vez, muito embora não possua números exatos, Edson Cury calcula que a provável criação do Passe Livre Estudantil poderia beneficiar milhares de alunos. Para tanto, basta a Prefeitura Municipal elaborar um projeto de lei, depois enviar ao Legislativo para ser votado em dois turnos garantindo o pagamento de um subsídio mensal a empresa concessionária Radial.

Ainda, para Edson Cury, a sua solicitação ao governo municipal fora incentivada, sobretudo, ser procurado por uma comissão de alunos locais que prometem não descansar enquanto o Poder Executivo não seguir os exemplos de Poá e de Suzano. “Sabemos das dificuldades financeiras porque passa a Prefeitura Municipal, mas, a concessão do transporte coletivo grátis a estudantes que morem há mais de dois quilômetros de distância da escola depende única e, exclusivamente, de uma decisão política efetiva do  prefeito municipal, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló”, diz.

O socialista avalia também que além de beneficiar, principalmente, filhos de famílias carentes no município, a criação do Passe Livre Estudantil poderia servir de estímulo para que a classe escolar busque cada vez mais a formação acadêmica e profissionalizante, isto é, fazer graduação, pós, cursos técnicos, tendo como ponto de partida a própria educação básica. Por sua importância para o universo estudantil, Edson Cury acredita que a indicação será analisada com bastante carinho pela municipalidade, já que, o prefeito tem uma forte ligação com o setor.

Por Pedro Ferreira.