Semana de conscientização pretende incentivar à busca dos direitos pelas mulheres

Com o objetivo de proporcionar o empoderamento feminino, isto é, promover a participação social do segmento na sociedade em geral, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos poderá votar em segundo turno o projeto de lei que dispõe sobre a instituição da Semana de Conscientização dos Direitos das Mulheres, na próxima terça-feira, dia 29, a partir das 9h. O texto foi aprovado em primeira discussão e, por unanimidade, na segunda-feira, dia 21.

Para a autora da matéria, vereadora Roseli Aparecida Messias Ferreira (Republicanos), a Rose Fitness (foto), o evento será realizado no período compreendido a última semana de novembro, tendo em vista, que o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Mulher ser celebrado no dia 25 do citado mês. Segundo ela, a futura campanha pretende discutir o tema desde a sua origem e, portanto, vai exigir a ação conjunta de diversas secretarias municipais.

Neste caso, em especial, a parlamentar acredita que o assunto requer o envolvimento das pastas da Assistência Social, Educação, Saúde, Juventude, Esporte, Lazer e Qualidade de Vida e a de Desenvolvimento Econômico e Agropecuário, entre outras. “Na realidade, hoje, devido à onda de violência contra a mulher, sobretudo, dentro de sua própria casa a mesma vive traumatizada e, por isso, precisa de apoio do poder público para enfrentar essa triste situação”, explica Rose Fitness.

Na prática, a Semana de Conscientização dos Direitos das Mulheres apresenta como uma das metas a promoção de palestras educativas e informativas tratando do combate à opressão, a discriminação, a humilhação e a diferenciação. Além disso, o seminário abrange ainda a capacitação das mulheres por meio de oficinas de defesa pessoal para reprimir atos de brutalidade. Em suma, incentivando a expansão de sua liberdade e a igualdade de direitos entre os gêneros.

Por Pedro Ferreira, em 24/10/2019.