Renatinho Se Ligue vai propor ciclofaixa para ciclistas

Do lado de Poá na Avenida Vicente Leporace até a região central da cidade vizinha paralela a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a gestão passada construiu uma ciclofaixa, porém, na parte de Ferraz, no caso da Rua Washington Luiz e da Avenida Zilda Arns, no centro, não existe sequer um único metro de extensão contemplando um trecho exclusivo para ciclistas. Por isso, o vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (foto) vai propor à instalação de um perímetro para ciclistas nas referidas vias públicas à municipalidade.

Na realidade, o pedido dele em forma de indicação já está inclusive protocolado na Câmara Municipal, no entanto, como os vereadores realizaram a última sessão ordinária nesse primeiro semestre antes do recesso parlamentar de julho, na segunda-feira, dia 26, a solicitação só deverá lida em plenário e depois enviada para as providências cabíveis, a partir da volta dos trabalhos, em 7 de agosto. A construção da ciclofaixa visa garantir segurança a ciclistas, melhorar a acessibilidade das vias públicas e incentivar à prática de atividade física e esportiva.

Para Renatinho Se Ligue, os ciclistas têm o direito de conquistar e de fortalecer a sua atividade esportiva ou até mesmo para usar a sua bicicleta como um meio de transporte para ir e voltar ao trabalho, assim como, para o seu momento de lazer. Desta forma, essa comunidade com responsabilidade apropria-se de ciclovias agregando no seu cotidiano valores fundamentais a edificação de uma cultura voltada à prática esportiva. “A ciclofaixa estimula as pessoas a participarem, já que, o lugar oferece mais segurança aos usuários”, comenta.

Além de sugerir a implantação de uma ciclovia em toda à extensão da Rua Washington Luiz e da Avenida Zilda Arns (foto), no centro, Renatinho Se Ligue também já elaborou um requerimento questionando o governo municipal sobre a limpeza de piscinas situadas nas dependências das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Professora Primorosa Jorge do Nascimento, na Vila Santo Antônio e Professora Maria Inês Batista Camilo Gurgel, no Núcleo do Itaim. O pedido de informação deverá ser aprovado no começo do segundo semestre, em agosto.

Por Pedro Ferreira, em 29/06/2017.