Renatinho tenta a comissão da criança e do adolescente

Identificado com o segmento, o vereador (foto) Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue decidiu disputar à presidência da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CPDCA) da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos para o biênio 2017/2018. A eleição em sessão especial de um total de 11 comissões permanentes ocorre na próxima terça-feira, dia 10, às 10h. Aos 23 anos, Renatinho é o mais jovem parlamentar eleito no Alto Tietê, com 1.042 votos em outubro passado.

Professor de artes e, ao mesmo tempo, em contato permanente com o ambiente juvenil, ou seja, com representantes de grêmios estudantis, Renatinho Se Ligue disse que se sente preparado para comandar o colegiado interno do Poder Legislativo que cuida dos interesses da criança e do adolescente. “Na realidade, na condição de diretor-presidente do Grupo Estudantil Se Ligue que possui como focos o jovem e o pessoal da melhor idade já discutimos a falta de políticas públicas para os dois setores há mais de dez anos”, diz.

Por isso, o vereador considera muito importante colocar o seu nome à disposição dos colegas para ganhar a presidência da comissão que representa os anseios da criança e do adolescente na cidade. Em sua opinião, hoje, o jovem ferrazense sofre com a ausência de ações oficiais voltadas para garantir o acesso ao lazer, ao esporte e ao emprego, entre outros, direitos. “Na prática, nós jovens só queremos uma oportunidade, o que, lamentavelmente, não dispomos no momento”, comenta Renatinho Se Ligue. Na atualidade, a população juvenil até 24 anos supera aos 50 mil jovens.

Neste caso, como representante da cidade em geral, mas, em especial, do público juvenil, o parlamentar pretende articular agora a volta da discussão a respeito da adoção do passe livre estudantil nos moldes como já funciona, por exemplo, em Poá e em Suzano. De antemão, como se trata de uma prerrogativa exclusiva do Poder Executivo compete ao vereador propor a elaboração do texto a ser votado pela Câmara Municipal. Além disso, Renatinho Se Ligue almeja também solicitar a administração local investimento na qualificação de jovens para o mercado de trabalho.

Estímulo

Em novembro passado, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e com alunos da Escola Técnica Estadual (Etec), unidade local, o Grupo Se Ligue promoveu a 2ª Feira do Estudante e do Jovem Empreendedor (Feje), no Montreal Eventos, no Tanquinho. Na exposição, os participantes assistiram a palestras, a shows de música e de ciência e conheceram iniciativas empreendedoras, entre outras, atividades.

Por Pedro Ferreira.