Renatinho critica a falta de titular na pasta da Saúde local

O vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue  (foto) já vem a algum tempo questionando a falta de secretários na atual gestão, comandada por José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta. Enfim, o parlamentar já cobrou para o chefe do Poder Executivo, por exemplo, a nomeação de titulares de Segurança, Serviços Urbanos e Cultura. Agora, ele critica a demora na designação do responsável pela pasta da Saúde. Enquanto isso, as outras citadas continuam sem nomes.

De acordo com Renatinho, já se passou quase um mês que o ex-secretário de Saúde, Marco Aurélio Alves  Feitosa deixou o cargo, mas até o momento a Prefeitura da cidade não escolheu o seu substituto. Por isso, o vereador protocolou esta semana um requerimento no qual solicita a nomeação de um novo ocupante. No documento, ele informa que a Saúde é um dos setores com maior orçamento na cidade, cerca de R$51 milhões e somente o secretário poderia direcionar corretamente esse valor.

No pedido, o legislador destaca ainda que diversos postos de saúde do município se encontram em situações precárias, necessitando de manutenção ou até remanejamento para novos prédios. O parlamentar questionou também se o ex-secretário aproveitou para elaborar um relatório com as ações realizadas durante o período que ficou à frente da pasta e quais processos licitatórios foram deixados em andamento.

Para Renatinho, é muito importante que um novo responsável assuma a Secretaria da Saúde e tão importante quanto, é que ele consiga estar a par do que foi feito por Marco Aurélio para que possa iniciar seu plano de trabalho. Além das cobranças sobre o ex-chefe da pasta, o vereador também indagou quando um novo nome será designado para cuidar da saúde, uma vez que é um dos departamentos mais importantes da cidade.

“Na realidade, não é necessário apenas colocar alguém para ficar à frente da secretaria, porém, é indispensável que essa pessoa tenha conhecimento técnico na área e, sobretudo, disponibilidade para cuidar da pasta, caso contrário, teremos os mesmos problemas que obtivemos com o ex-secretário” relatou Renatinho.. O requerimento dele aguarda para ser aprovado, o que poderá ocorrer na próxima segunda-feira, dia 28. Com isso, o Executivo terá 15 dias para encaminhar uma resposta para o Legislativo.

Por Pedro Ferreira e assessoria do vereador, em 25/05/2018.