O programa estadual Mulheres do Peito que realiza exame de mamografia, ou seja, de prevenção ao câncer de mama chega, finalmente, a Ferraz de Vasconcelos. A carreta-móvel (foto) já está estacionada na antiga Praça dos Trabalhadores, no centro, para atender moradoras de 35 a 49 anos e acima de 50 anos de idade. A campanha começa nesta quinta-feira, dia 23, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h, até o dia 07 de agosto.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, as mulheres na faixa etária de 35 a 49 anos só poderão fazer a consulta mediante a apresentação de um pedido médico. Para tanto, elas precisam estar munidas de documento de identidade e do cartão do Sistema Único de Saúde. Em contrapartida, as moradoras acima de 50 anos não necessitam passar por essa exigência, isto é, levar a solicitação de um especialista para efetuar a sua prevenção ao câncer de mama.
A iniciativa inédita no município pretende beneficiar 50 pessoas por dia e 25 aos sábados. Por isso, recomenda-se chegar cedo para pegar a senha. A carreta-móvel contará com uma equipe formada por técnicos em radiologia, um médico especialista, profissionais de enfermagem e administrativos. Caso seja detectada alguma alteração, a paciente será informada pela Secretaria de Estado da Saúde. Neste caso, ela será submetida a uma biópsia para comprovar, de fato, a doença.
A vinda da campanha Mulheres do Peito a Ferraz de Vasconcelos havia sido sugerida ao governo estadual pelo então presidente da Câmara Municipal, vereador (foto) Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, em abril do ano passado. Para ele, trata-se de uma ação preventiva muito importante para descobrir de maneira precoce a presença ou não de câncer de mama. “Essa doença terrível não atinge apenas a paciente em si, mas, toda a sua família devido ao sofrimento causado durante o tratamento”, diz Fabinho.
Por Pedro Ferreira.