You are currently viewing Presidente marca sessão especial para eleger novo 1º secretário

Presidente marca sessão especial para eleger novo 1º secretário

Primeiro secretáiro da Mesa Diretora Tonho (2º esq) comunica renúncia do cargoCom a renúncia do vereador (foto-2º esq) Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, oficializada, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 17, o presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, marcou sessão especial para eleger o novo primeiro secretário da Mesa Diretora para à próxima sexta-feira, dia 21, às 10h. O eleito ficará no cargo até o dia 31 de dezembro deste ano quando termina o mandato dos atuais membros.

Em ofício encaminhado ao presidente da Casa, na semana passada, Tonho alegou razões pessoais para deixar o cargo de primeiro secretário para o qual tinha sido eleito, em 1º de janeiro do ano passado. Por sua vez, Fabinho voltou a lamentar a saída repentina do amigo de infância da função que exercia na Mesa Diretora. Para ele, Tonho cumpriu com primazia o seu papel enquanto esteve no comando da primeira secretaria. “Embora não concordando, respeito à decisão tomada pelo colega”, disse Fabinho.

Na prática, o primeiro secretário tem como atribuição primordial fazer a chamada dos vereadores e, ao mesmo tempo, realizar a leitura de todo o material contido no expediente das 18h às 20h e dos projetos da ordem do dia, na sessão ordinária, toda à segunda-feira. Portanto, dos cinco membros da Mesa Diretora, além do próprio presidente, o primeiro secretário acaba tendo, naturalmente, uma exposição maior durante os trabalhos ordinários.

A renúncia de Tonho não representa um fato inédito na história da composição da Mesa Diretora do Poder Legislativo local. Em 2011, o então terceiro secretário Ezequias Felippe Rodrigues (PCdoB), o Vai Chover, preferiu sair da função também por motivo pessoal. Em seu lugar, os colegas elegeram a vereadora Anália de Oliveira Schiavinati (PTB), a Dona Anália. Na época, a Câmara Municipal era presidida pelo vereador reeleito, Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury.

Por Pedro Ferreira.