Além de vice-presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, o vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (foto), foi eleito em sessão especial como presidente das Comissões Permanentes de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT), Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CPDDCA) e Defesa dos Direitos do Consumidor (CPDDC) para o biênio 2019/2020. O pleito aberto ocorreu na terça-feira, dia 22.
Por outro lado, como presidente dos colegiados, o vereador tem como atribuições o estudo de proposições para que se submetam a seu parecer, podendo também incluir substitutivos e emendas nas matérias, além da elaborar relatórios conclusivos de inquéritos e averiguações. Ele pode ainda fazer audiências públicas, convocar secretários municipais e responsáveis pela administração a prestar esclarecimentos sobre determinado assunto, além de diversas outras situações que quando propostas pela comissão tem maior celeridade durante a tramitação.
Já no primeiro dia à frente das comissões, o parlamentar enviou um convite aos representantes dos órgãos que serão acompanhados mais de perto pelas comissões para se reunirem para tratar do planejamento de 2019. Foram convidados os secretários de Saúde, Aloísio Lopes Priuli; Educação, Valéria Eloy Kovac; Cultura, Élio Tonalezi e da Assistência Social, Rodrigo de Freitas Siqueira. Além disso, Renatinho Se Ligue também convidou a diretora do Procon local, Juliane Gallo.
De acordo com o vereador, o objetivo da reunião é entender melhor a agenda de cada setor e, com isso, ficar a par de prazos para a realização das ações das pastas. “Na verdade, integrar a comissão permite ao vereador uma liberdade ainda maior para fazer questionamentos e propostas, e desse modo pretendo intensificar a cobrança em relação à morosidade de processos e, principalmente, no que diz respeito a planejamento”, relatou Renatinho.
Ele acrescentou ainda que pretende destacar algumas pautas, como a carência de médicos especialistas e a falta de reforma nos postos de saúde, que fazem com que funcionários trabalhem por vezes em locais insalubres. Ressalta também a importância de uma revisão das resoluções 227/2009 e 315/2016, que tratam das gratificações e plano de carreira dos professores da rede. Já na Cultura Renatinho pontua ainda questionamentos a respeito da aplicação correta do orçamento e a criação de novos projetos. Os encontros não têm data, mas podem acontecer na semana que vem.
Por Pedro Ferreira e assessoria do vereador, em 25/01/2019.