Prefeitura arrecada R$194,3 milhões até agosto

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos arrecadou R$194,3 milhões, de uma estimativa de R$244,7 milhões, de janeiro a agosto deste ano. Em contrapartida, no período, a despesa efetiva atingiu a R$167,6 milhões. Os números foram divulgados pela secretária municipal da Fazenda, Silvana Francinete da Silva (foto), em audiência pública para avaliar o cumprimento das metas fiscais pela municipalidade no segundo quadrimestre do corrente, nesta sexta-feira, dia 29, na Câmara Municipal, no centro.

De acordo com a secretária, somente com a folha de pagamento foram desembolsados R$155,3 milhões nos últimos 12 meses, o que corresponde a 52,87%, de um teto máximo de 54%, porém, o limite prudencial recomendado é de 51,30%. Na prática, a administração da cidade espera fechar o ano dentro desse patamar e, com isso, conseguir ter as suas contas, finalmente, aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), fato que não acontece desde 2004.

Para ela, a principal prioridade do governo local, no momento, está sendo quitar a folha de pessoal em dia, honrar os compromissos negociados e pagar precatórios. Em compensação, Silvana da Silva lamenta o fato de o município não ter dinheiro para fazer novos investimentos. “Estamos passando por um ano muito difícil, já que a arrecadação oscila muito, mas acreditamos que iremos saldar todos os nossos contratos até dezembro próximo”, diz.

Por sua vez, apesar da forte crise econômica porque passa o município e o País de um modo geral, como é de praxe em administrações do prefeito, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta, a Secretaria da Fazenda está reservando um valor mensal para pagar o 13º salário dos mais de 3,9 mil servidores em dezembro. Para aumentar a receita, o Executivo vai anistiar juros e multas. O Refis em fase de votação no Legislativo valerá de 1º de novembro a 22 de dezembro do corrente.

Por Pedro Ferreira, em 29/09/2017.