A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos homenageou com uma moção de aplauso, na segunda-feira, dia 3, soldados (foto) do 4º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (4º BAEP) por apreenderem um elemento menor de idade na manhã de sábado, dia 1º, na Vila Princesa Isabel, em Guaianases que horas antes baleou no peito o ex-prefeito em exercício, José Izidro Neto (PMDB), de 51 anos, durante tentativa de assalto, na Parada XV de Novembro, em Itaquera. Ele foi socorrido ao Hospital Santa Marcelina, recebeu alta, no domingo e passa bem. Os policiais chegaram ao acusado após uma denúncia anônima e de um carro (corola prata) abandonado numa rua do bairro.
Em geral, os vereadores elogiaram a força-tarefa dos policiais militares que não mediram esforços até fazer a captura do menor de idade autor do atentado contra a vida do ex-prefeito da cidade. Além dele, mais dois desconhecidos que estão sendo investigados participaram das tentativas de roubo e de homicídio. A prisão da dupla é questão de tempo. Na ocasião, acompanhado da esposa dona Vera que ficou sem o aparelho celular, o ex-gestor que está com a bala alojada perto do pescoço, mas fora de perigo seguia até o Terminal Rodoviário do Tietê, na zona norte da capital, para pegar a filha. O caso foi registrado no 50º Distrito Policial (50º DP), no Itaim Paulista, e o da apreensão do elemento no 68º, no Lajeado. Izidro ex-PM e investigador aposentado.
Além aplaudirem a ação eficiente de policiais do 4º BAEP, subordinado ao Batalhão de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-4) situado na Vila Esperança, na região da Penha, na capital, os parlamentares também aproveitaram para criticar o governo estadual por não apoiar como deveria o trabalho da Polícia Militar paulista de um modo geral. Para eles, a corporação atua em defesa da vida do cidadão, porém, não recebe o reconhecimento dos governantes. “Os nossos policiais militares são verdadeiros abnegados no exercício diário da árdua e perigosa profissão que escolheram”, disseram os vereadores.
Na moção de aplauso liderada por Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox (dir) e Antonio Marcos Atanazio (PMDB), o Marcos BR, porém, subscrita pelo restante da Casa são homenageados o 1º tenente Lima de Freitas (foto), os 2ºs sargentos Lorençato e Lima, os cabos Maurício, Oliveira, Eduardo, Felício, Arquimedes, Adeir e os soldados Eron, Poletto, Leandro, Coelho e Gomes. Em nome da tropa que compareceu em peso, o tenente Lima agradeceu o tributo afirmando ainda que até então ninguém da equipe conhecia a figura pública do ex-prefeito, Izidro Neto. Em suma, foram acionados e cumpriram o dever. A cortesia também destina-se ao major Dimas e ao capitão Rodrigo.
Por Pedro Ferreira, em 04/04/2017.