A Secretaria Municipal de Saúde de Ferraz de Vasconcelos está realizando a reforma de cinco postos e ampliação física de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O anúncio foi dado pelo titular da Pasta e vereador licenciado (foto-3º dir) Juracy Ferreira da Silva, em audiência pública em relação ao 3º quadrimestre de 2012, na quinta-feira, dia 28, na Câmara Municipal, no centro.
De acordo com ele, as obras de reforma e manutenção vão beneficiar os postos de saúde situados nos Jardins Rosana, Castelo, nas Vilas São Paulo e Santo Antonio e no Centro de Saúde (CS-II), no centro. Já o aumento da estrutura física abrangerá as unidades localizadas no Jardim Luiz Mauro, nas Vilas Santa Margarida e Nações e no CDHU, no Parque São Francisco. Os serviços devem ser concluídos até 31 de maio deste ano e estão orçadas em um pouco mais de R$1 milhão oriundo da União.
Além disso, Juracy Ferreira comunicou que a Secretaria Municipal de Saúde pretende reiniciar o Programa de Saúde da Família (PSF) dentro de 60 dias. No total, serão criadas três equipes que irão atuar, preventivamente, nos bairros da Cidade Kemel, na Vila Jamil e no Jardim Rosana. O secretário tornou público ainda que todos os postos municipais vão ser informatizados numa parceria com o governo federal, porém, ainda não existe um prazo para o começo do convênio.
Em relação à prestação de contas dos últimos quatro meses do ano passado, Juracy Ferreira afirmou que não tinha muito a comentar porque os dados não são confiáveis e, neste caso, caberá ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) apurar as virtuais ilegalidades. A audiência pública foi feita pela Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT), presidida pelo vereador (foto-5º dir) Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho. Ele agradeceu a presença de todos.