Neto Cambiri discute fornecimento de água para comunidades

O fornecimento de água potável na Vila Piauí e no Jardim Vista Verde, na região do Cambiri, em Ferraz de Vasconcelos, depende, sobretudo, de mudanças na lei estadual de proteção de mananciais. A possível instalação da rede de água nos dois bairros ocupados, respectivamente, há mais de uma e de duas décadas foi discutida durante reunião na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em Suzano, nesta sexta-feira, dia 08.

No encontro articulado pelo vereador, Ananias Coelho Neto (PSL), o Neto Cambiri (centro), participaram o gerente de Departamento da empresa, Eduardo Camargo Afonso, o gerente de Divisão, Zemicindo Miguel Mendes, o deputado estadual recém-eleito, Jorge do Carmo (PT), o secretário municipal de Obras,, Antonônio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos e os representantes dos moradores, Ivan dos Reis Rocha e Jilvando Silva Santos. Em geral, os presentes acreditam que está sendo dado o primeiro passo para resolver o problema de mais de duas mil famílias.

Para a cúpula da Sabesp, tão logo a alteração na legislação ambiental seja sancionada pelo governo estadual, a empresa pretende iniciar a colocação da rede de água na Vila Piauí e no Jardim Vista Verde. A modificação na norma se faz necessária porque os dois bairros estão situados em Área de Proteção de Manancial (APM) e, portanto, sem mudar a lei de cabeceiras fica impossível o serviço ser feito. Em suma, a Sabesp tem total interesse, porém, não pode entrar em comunidades não legalizadas.

Por outro lado, assim que tomar posse no próximo dia 15 do corrente, o deputado estadual, Jorge do Carmo, almeja como a sua principal bandeira política a regularização fundiária incluindo é claro a da Vila Piauí e a do Jardim Vista Verde. A intenção, segundo ele, será oferecer segurança jurídica aos moradores, ou seja, possibilitar que os mesmos possam receber a posse de seus imóveis. Para tanto, o petista planeja atuar sempre parceria. “Vou trabalhar para assegurar o amparo legal”, diz.

Por Pedro Ferreira, em 08/03/2019.