Mineiro propõe a instalação de brinquedos acessíveis em praças

Por sugestão do vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro (foto), a Prefeitura da cidade poderá instalar brinquedos acessíveis em praças, parques, escolas, creches e em locais de diversão em geral abertos ao público. O pedido de Mineiro para que brinquedos adaptados sejam colocados em espaços públicos municipais foi feito no começo deste mês.

Em sua indicação, o parlamentar ressalta que o município possui um contingente expressivo de pessoas com deficiência motora, sendo a sua maioria delas crianças e adolescentes. Neste caso, a oferta de brinquedos acessíveis possibilita mais convivência contribuindo ainda mais para aumentar amizades, o sentimento de pertencer a um grupo e, sobretudo, garantir o direito de viver de maneira plena usando os recursos de sua comunidade.

Em contrapartida, considerando que os atuais divertimentos situados em praças e parques públicos não podem ser utilizados por crianças e adolescentes com deficiência motora, justamente, por não propiciar segurança aos usuários, seguramente, essa carência acaba prejudicando o seu desenvolvimento no meio social, já que estes lugares são os primeiros espaços onde elas começam a trabalhar parte de sua coordenação motora. Por isso, Mineiro acredita que a sua reivindicação será atendida, em breve.

Para ele, os brinquedos dotados de acessibilidade são um avanço na sociedade e, portanto, permite a garantia de espaços adaptados a crianças e adolescentes nessas condições. “Na realidade, os brinquedos especiais ajudam no processo de ressocialização dessas pessoas estimulando assim o crescimento sadio e, ao mesmo tempo, mais inclusivo”, diz Mineiro. Além disso, com a instalação de equipamentos acessíveis, o Executivo cumpre o que determinação à legislação em vigor.

Por Pedro Ferreira, em 23/10/2017.