You are currently viewing Mineiro pretende fazer 1ª audiência pública da acessibilidade

Mineiro pretende fazer 1ª audiência pública da acessibilidade

Presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Diretos da Pessoa com Deficiência (CPDPC) da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, o vereador Hodirlei Martins Pereira (Cidadania), o Mineiro, afirmou que pretende realizar a primeira audiência pública para discutir os problemas do setor na cidade. Segundo ele, a reunião ocorrerá, possivelmente, em agosto, ou mais tardar, em setembro.

A intenção de promover o evento inclusivo foi anunciada por Mineiro durante a solenidade de posse da nova composição do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para o biênio 2018/2020, na quarta-feira, dia 19, no Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis. Além dele, participaram ainda da cerimônia os vereadores Claudio Ramos Moreira (PT) e Renato Ramos de Souza (Cidadania), o Renatinho Se Ligue.

Para Mineiro, como a cidade pouco ou nada faz para incentivar a acessibilidade de um modo geral a futura audiência pública aproveitará para debater, por exemplo, o que precisa ser feito, de fato, para que Ferraz de Vasconcelos tenha finalmente uma política pública voltada para beneficiar o segmento. Aliás, dentro desse contexto, o colegiado recém-empossado desempenha um papel muito importante.

Ainda, de acordo com Mineiro, uma das evidências da falta de acessibilidade na cidade são as próprias calçadas, onde a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida enfrenta todos os dias verdadeiros obstáculos de natureza física, tendo em vista, os desníveis de uma para outra e a buraqueira que toma conta dos passeios públicos. “No fundo, não temos uma fiscalização efetiva para obrigar a conservação de calçadas”, diz.

Por Pedro Ferreira, em 26/06/2019.