Presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Diretos da Pessoa com Deficiência (CPDPC) da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, o vereador Hodirlei Martins Pereira (Cidadania), o Mineiro, afirmou que pretende realizar a primeira audiência pública para discutir os problemas do setor na cidade. Segundo ele, a reunião ocorrerá, possivelmente, em agosto, ou mais tardar, em setembro.
A intenção de promover o evento inclusivo foi anunciada por Mineiro durante a solenidade de posse da nova composição do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para o biênio 2018/2020, na quarta-feira, dia 19, no Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis. Além dele, participaram ainda da cerimônia os vereadores Claudio Ramos Moreira (PT) e Renato Ramos de Souza (Cidadania), o Renatinho Se Ligue.
Para Mineiro, como a cidade pouco ou nada faz para incentivar a acessibilidade de um modo geral a futura audiência pública aproveitará para debater, por exemplo, o que precisa ser feito, de fato, para que Ferraz de Vasconcelos tenha finalmente uma política pública voltada para beneficiar o segmento. Aliás, dentro desse contexto, o colegiado recém-empossado desempenha um papel muito importante.
Ainda, de acordo com Mineiro, uma das evidências da falta de acessibilidade na cidade são as próprias calçadas, onde a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida enfrenta todos os dias verdadeiros obstáculos de natureza física, tendo em vista, os desníveis de uma para outra e a buraqueira que toma conta dos passeios públicos. “No fundo, não temos uma fiscalização efetiva para obrigar a conservação de calçadas”, diz.
Por Pedro Ferreira, em 26/06/2019.