Com o objetivo de debater a mobilidade urbana e, principalmente, o transporte público de Ferraz de Vasconcelos, a Câmara Municipal vai criar uma Comissão de Assuntos Relevantes. O projeto de resolução foi apresentado pelo vereador (foto) Luiz Tenório de Melo (PR), na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 21. Com isso, a matéria deverá ser aprovada em única discussão na próxima segunda-feira, dia 28, a partir das 18h.
A comissão será formada por cinco vereadores e terá um prazo de funcionamento de 60 dias para concluir o seu relatório, no entanto, esse tempo inicial poderá ser prorrogado dependendo do curso dos trabalhos. Conforme prevê o Regimento Interno (RI) da Casa, o vereador Luiz Tenório tem a preferência para presidir o processo de discussão da mobilidade urbana e do transporte público no município.
De acordo com Luiz Tenório, o sistema de transporte coletivo operado pela empresa concessionária Radial há muito tempo vem sendo alvo de pesadas críticas por parte de usuários e de autoridades locais em geral. No caso, a falha no atendimento inclui precariedade em pontos de parada de ônibus, atrasos e intervalos demorados, entre outras, deficiências. “Na realidade, a Radial não cumpre o estabelecido no contrato de concessão como, por exemplo, colocar ônibus novos nas linhas”, diz.
No entendimento do vereador, a empresa concessionária vive preocupada mais em obter lucro em detrimento de oferecer um serviço de qualidade aos seus milhares de passageiros. Por conta dessa constante insatisfação de usuários, a Câmara Municipal espera contribuir com a futura criação da comissão para abordar o importante assunto que diz respeito todos os dias aos munícipes ferrazenses. “Vamos fazer um levantamento do transporte coletivo local”, conclui Luiz Tenório.