Juracy apresenta requerimento cobrando especialistas para o Regional

Vereador Juracy (PMDB) faz alerta sobre a falta de médicos especialistas no RegionalEx-secretário municipal da Saúde na atual gestão de Ferraz de Vasconcelos, o vereador (foto) Juracy Ferreira da Silva (PMDB) apresentou um requerimento na Câmara Municipal, na segunda-feira, dia 02, cobrando providências ao governo estadual para resolver o grave problema da falta de médicos especialistas no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa. O texto poderá ser votado em única discussão na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 09, a partir das 18h.

No documento, Juracy destaca que o Hospital Regional é uma referência na região inclusive de emergência pactuada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade e com o Corpo de Bombeiros. Em contrapartida, a ausência de especialistas em ortopedia, pediatria, cirurgia-geral, ginecologia/obstetrícia, psiquiatria e odontologia tem colocado em risco a vida de munícipes, sobretudo, daqueles socorridos pelo Samu e Corpo de Bombeiros.

Com isso, os dois órgãos são obrigados a se dirigir a outros municípios deixando a cidade desprotegida deste tão importante serviço de socorro aos usuários. Além disso, o Hospital Regional informa todos os dias a falta de profissionais para o Samu de Ferraz e o restante da região e, por isso, orienta para não levarem mais pacientes. “Na realidade, diante desse quadro preocupante não sabemos quantas vidas já se perderam e quantas mais vamos continuar ceifando”, alerta o vereador Juracy.

Para ele, Ferraz de Vasconcelos possui quase 200 mil habitantes e desse total, possivelmente, cerca de 80% deles dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) e, portanto, o governo estadual não pode continuar sucateando o Hospital Regional e, ao mesmo tempo, tratando com desprezo o povo em geral como se fosse um brasileiro de segunda categoria. “O fato é que o Estado de São Paulo precisa sanar a falta de médicos especialistas no Regional e, com isso, atender bem os nossos munícipes”, diz Juracy.

Depois de aprovado pelo plenário da Casa, cópias do requerimento devem ser encaminhadas para o governador, Geraldo Alckmin (PSDB), o secretário estadual da Saúde, David Uip e para deputados estaduais e federais que representam o Alto Tietê. Além disso, cópias do mesmo documento serão enviadas para todas as Câmaras Municipal da região para pedir o devido apoio à justa reivindicação do vereador Juracy que visa salvar vidas.

                                                                                          Quadro

Na verdade, de janeiro a março deste ano, o setor de ortopedia ficou 25 dias sem atendimento, o de pediatria 43 dias, o de cirurgia-geral 13 dias, de ginecologia/obstetrícia 25 dias, de psiquiatria dez e de odontologia um.

Por Pedro Ferreira.