Inha promete retomar o projeto Vereador Por Um Dia

Inspirado pela apresentação de jovens do Centro de Apoio Ação e Transformação Oia Eu na primeira sessão ordinária deste ano, o presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, vereador Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha (foto) anunciou a volta da sessão simulada Vereador Por Um Dia, em breve. O projeto destina-se a alunos matriculados em escolas públicas e privadas no município e visa incentivar aspectos cívico-educativos da comunidade estudantil.Para participar da sessão especial, basta à escola interessada solicitar por escrito e com antecedência mínima de 30 dias a presidência da Casa. Com isso, de imediato ao deferimento do pedido formulado será remetido ao responsável cópia da Lei Orgânica do Município (LOM) e do Regimento Interno (RI) do Poder Legislativo. Na prática, o funcionamento da sessão ordinária simulada obedece dento do possível as normas contidas no Regimento Interno da instituição.

Os 17 alunos vereadores que deverão integrar a sessão simulada serão eleitos em votação secreta pela própria unidade de ensino e os mesmos poderão representar partidos políticos atualmente constituídos no país. Por sua vez, os cargos de presidente, vice-presidente, de primeiro, segundo e terceiro secretários serão ocupados pelos estudantes mais votados. Ao final dos trabalhos, cada aluno participante recebe um diploma assinado pelos membros da Mesa Diretora.

Criado, em 1997, pelo então vereador, o saudoso Alfredo Walter Regner, o Dr. Alfredo, o projeto Vereador Por Um Dia antecedeu inclusive a criação do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A última edição do plano ocorreu, em 2014, com alunos do ensino médio da Escola Estadual Zélia Gattai Amado localizada na Vila Corrêa. A programação inclui além da sessão simulada visita ao Poder Executivo e as obras em andamento na cidade.

Por Pedro Ferreira.