Guardião da natureza, fotógrafo recebe moção de aplauso

Fotógrafo, Expedito Maciel (centro) ao lado de vereadores e munícipesAtivista da causa ecológica, o fotógrafo profissional, comerciante e morador antigo no Parque São Francisco, em Ferraz de Vasconcelos (centro) José Expedito Teles Maciel, o Expedito Maciel, acaba de ser agraciado com uma moção de aplauso aprovada, por unanimidade, pela Câmara Municipal, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 28. A homenagem partiu do vereador Walter Marsal Rosa (PROS), o Valtinho do Ipanema, porém, foi assinada por boa parte do restante dos parlamentares da Casa, entre eles, Luiz Tenório de Melo (1º esq) e Cícero Rodrigues da Silva (PROS), o Cícero do Gás (2º esq).

Presente na sessão ordinária, Expedito Maciel que integra o grupo de turismo social Os Nômades Turistas fundado, em 2001, coordena o projeto voluntário de arborização em escolas, ou seja, ajuda a plantar mudas de árvores frutíferas e nativas. Somente este ano, ele e sua equipe contribuíram com o plantio de mais de 719 variedades. Para Valtinho do Ipanema, trata-se de um cidadão dedicado e, portanto, merecedor do justo reconhecimento concedido pelo Poder Legislativo.

Natural de Garanhuns, no agreste pernambucano, Exepdito Maciel luta de maneira voluntária para proporcionar mais qualidade vida ao cidadão de um modo geral. Além disso, ele desperta o interesse e, ao mesmo tempo, propícia a chamada conscientização ambiental colaborando desta forma com a preservação da natureza. Em Ferraz de Vasconcelos, o trabalho dele pode ser conferido na Escola Estadual Dr. José Eduardo Vieira Raduan, na Vila Jamil e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Prefeito Helmuth Louis Baxmann, no Parque São Francisco.

Fotógrafo, Expedito MacielParalelo ao trabalho ecológico, o grupo Os Nômades Turistas já fez passeios em cidades localizadas nos Estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Ainda, em relação ao projeto voluntário de arborização em escolas, Expedito Maciel (foto) disse que a iniciativa tem recebido o apoio de professores, alunos e da comunidade em geral. A turma também montou um acervo de fotografias de Ferraz de Vasconcelos e região. Além disso, a equipe também chegou a fazer uma entrevista com o saudoso Sussumo Ussui, pioneiro no plantio de uva, na década de 20, em Ferraz.

Por Pedro Ferreira.