Para substituir ou até mesmo aumentar a atual frota de viaturas (foto) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos, aliás, a maioria parada esperando por manutenção, o vereador Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, resolveu sugerir a Prefeitura da cidade o aluguel de sete veículos quatro portas, na cor branca e caracterizada. A sugestão também assinada pelos colegas Marcos Antonio Castello (SDD), o Ratinho e Roberto Antunes de Souza (PMDB) foi apresentada na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 22.
De acordo com os autores, o possível arrendamento de viaturas contribuiria para auxiliar ainda mais o trabalho de segurança desenvolvido pela GCM em parceria com as polícias Militar e Civil, sobretudo, levando em consideração aos quase 30 quilômetros de extensão da área territorial do município. Além disso, caso a municipalidade adote a medida pleiteada, a realização de rondas aos próprios públicos, tais como, em escolas, postos de saúde e creches, que, hoje, são alvos de vandalismo também sairia ganhando.
Afinal, a onda de violência que campeia toda à cidade vem assustando o cidadão em geral. Por isso, os três vereadores propõem a contratação imediata da frota de viaturas terceirizadas em prol da GCM. Como exemplos, eles citam o caso das prefeituras municipais de Poá e de Suzano, que, recentemente, equiparam a sua corporação local com carros novos alugados. Ainda, na mesma sessão ordinária, Roberto de Souza afirmou que a administração inclusive já sinalizou que pretende fazer a locação de viaturas destinadas a CGM.
Na segunda-feira, Tonho aproveitou também para questionar o Poder Executivo sobre o baixo efetivo da corporação que chegou a ter, no auge, 116 integrantes e, na atualidade, possui um pouco mais da metade desse número, tendo em vista, a cessão de 21 guardas para atuarem no Corpo de Bombeiros, outra parte para auxiliar a Polícia Civil no 1º Distrito Policial (DP), na Vila Santa Margarida, além de afastamento por licenças médicas e prêmios. A saída seria então a promoção de um concurso para recompor o quadro e, ao mesmo tempo, aumentar a quantidade de GCMs.
Por Pedro Ferreira.