Fabinho propõe mais prazo para pagamento do IPTU 2015

Vereador Fabinho (PSDB) pede mais prazo para quitação do IPTU 2015Apesar de a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos já ter prorrogado o prazo de vencimento da primeira parcela ou da cota única com desconto de 10% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano, do último dia 25, para 07 de maio, o vereador (foto) Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho está sugerindo que a data seja esticada até o dia 11 do citado mês. O pedido ocorreu na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 27.

Para ele, a mudança no vencimento precisa ser feita porque uma boa parte dos moradores ainda não recebeu o seu carnê e, portanto, mesmo querendo pagar o tributo em dia não poderá fazê-lo. Com isso, a municipalidade acaba prejudicando o cidadão por algo que ele não tem a mínima culpa. Por isso, Fabinho acredita que o mais sensato, no momento, seria o Poder Executivo estender um pouco mais essa data de vencimento da primeira parcela ou da cota única do imposto.

Ainda, segundo o vereador, assim como acontece nessa primeira prorrogação proposta pelo colega Walter Marsal Rosa (PROS), o Valtinho do Ipanema, não haveria nenhuma perda aos cofres públicos locais. “Na realidade, estou solicitando essa dilatação do prazo em nome de inúmeros contribuintes que querem quitar o seu débito, no entanto, não podem porque não tiveram acesso ao documento”, pede Fabinho. Além do tucano, também assina a presente indicação a maioria da Casa.

Em 2015, o governo municipal está encaminhando pelos Correios mais de 45 mil carnês. Com isso, a administração ferrazense estima que vai arrecadar mais de R$21 milhões com o tributo. Essa expectativa é reforçada pelo fato de a Prefeitura local ter realizado no final ano passado um levantamento fotográfico que constatou diferença na área construída em mais de 11 mil imóveis. Já o dinheiro proveniente do IPTU é investido em educação, saúde e promoção social, entre outros, setores.

Por Pedro Ferreira.