Fabinho festeja a adesão de Ferraz ao programa Se Liga na Rede

Vereador Fabinho comemora assinatura de convênio do Se Liga na RedeAutor do projeto de lei aprovado, em abril deste ano, o presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos (foto) Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, está festejando a assinatura do termo de cooperação do programa Se Liga na Rede que vai beneficiar famílias carentes das Vilas Cristina, São Paulo e Mariana e do Jardim Deise. A parceria foi sancionada pelo prefeito, Acir Filló (PSDB) e pelo representante da Unidade de Negócios Leste, da Sabesp, engenheiro Eduardo Camargo Afonso, na sexta-feira, dia 08, na Associação Comercial e Industrial (Acifv), no centro.

O convênio assinado ajudará os moradores dos bairros citados acima com renda mensal de até três salários mínimos que passarão a contar com a ligação da rede de esgoto de suas casas até a coleta central. Para tanto, eles precisarão apenas fornecer a autorização para a empresa contratada fazer o serviço. Em Ferraz, estima-se que o programa social Se Liga na Rede poderá beneficiar mais de 200 residências. No restante do Alto Tietê, calcula-se que o projeto fará 1,6 mil ligações e, no total, em toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) mais de 192 mil até 2019.

Pelo Se Liga na Rede, o governo estadual subsidia 80% do valor e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), 20%. Em contrapartida, a Prefeitura Municipal fica responsável por realizar um mapeamento exato de casas que ainda não contam com a rede de esgoto conectada até a central na rua. Esse levantamento deverá ser feito em conjunto com a Sabesp. O projeto social faz parte da meta da empresa paulista em alcançar 100% na coleta e no tratamento de dejetos até 2018, na RMSP.

Para Acir Filló, o trabalho de campo será iniciado nas próximas semanas pela Secretaria Municipal de Planejamento em parceria com o pessoal da Sabesp. O titular da pasta do Planejamento, João Matias dos Santos, também participou da cerimônia de adesão ao programa Se Liga na Rede. Para validar, oficialmente, o presente convênio vai necessitar ser assinado pelo secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, pela diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena e pelo diretor metropolitano da empresa, Paulo Massato Yoshimoto, em breve.

Por Pedro Ferreira.