Fabinho aponta satisfação na volta de programa de saúde

Vereador Fabinho (em pé) exalta retorno do PSFO presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos (foto-2º esq) Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho destacou a importância da volta do antigo Programa de Saúde da Família (PSF), hoje, chamado de Estratégia da Saúde da Família (ESF) pelo governo local. O lançamento da retomada do projeto preventivo de saúde ocorreu nesta sexta-feira, dia 18, no Jardim Bela Vista. A solenidade contou ainda com o prefeito, Acir dos Santos Filló (PSDB), o Acir Filló, demais vereadores, secretários municipais, adjuntos, coordenadores e convidados em geral.

Para Fabinho, é uma satisfação acompanhar o resgate do programa de saúde voltado, sobretudo, para moradores mais carentes no município. Por tratar-se de um trabalho sério e, acima de tudo, preventivo, o presidente aproveitou para elogiar o prefeito Acir Filló e sua equipe de auxiliares. “Em breve, o nosso povo vai começar a sentir a diferença para melhor no seu cotidiano. Afinal, os agentes comunitários de saúde farão o atendimento de casa em casa e, ao mesmo tempo, terão um contato direto com a realidade de cada munícipe”, adianta Fabinho.

Na cerimônia, ele sugeriu que a administração procure dentro do possível aumentar o número de equipes do ESF. Além disso, Fabinho fez questão de afirmar que acredita na atual gestão que comanda o destino do município. Já o secretário municipal da Saúde, Luís Claudio Rocha Guillaumon disse que o retorno do programa visa fortalecer a saúde pública e, com isso, humanizar o atendimento. Por sua vez, o secretário municipal de Governo e vereador licenciado, Juracy Ferreira da Silva (PMDB) acrescentou que a medida representa uma ação concreta do governo da cidade.

Secretário de governo Juracy (centro) e agentes de saúdeEm seu discurso, o prefeito Acir Filló anunciou que a saúde preventiva é uma de suas prioridades. O chefe do Poder Executivo ferrazense informou que o município está crescendo, apesar de recorrente dificuldade de arrecadação de impostos e taxas. Ainda, de acordo com ele, o ESF é formado por nove equipes (foto) baseadas em cinco postos de saúde situados nos Jardins Bela Vista, São José e São Lázaro e nas Vilas Jamil e São Paulo. A previsão é que o programa beneficie, diretamente, 36 mil moradores, o que significa uma cobertura de cerca de 20% da população local.

Por Pedro Ferreira.