Ex-vereador e médico Dr. Rafú morre aos 68 anos em São Paulo

O ex-vereador de Ferraz de Vasconcelos e médico clínico geral, Joseph Raffoul, o Dr. Rafú, de 68 anos, faleceu de insuficiência respiratória, na noite desta quinta-feira, dia 30, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O corpo do ex-parlamentar (foto) foi velado no Ginásio Municipal Marcílio Guerra, no centro, e depois cremado na noite de sexta-feira,  em Guarulhos.

Na Câmara Municipal, o Dr. Rafú exerceu quatro mandatos sendo três consecutivos, ou seja, de 1989 a 2000. No ano seguinte tentou a reeleição, porém, não obteve sucesso nas urnas. Em 2005, voltou a Casa permanecendo no cargo até 2008. Presidiu o Poder Legislativo na segunda metade do mandato. Em 2008, disputou o pleito municipal, novamente, mas não conseguiu reeleger-se.

Em 1998, licenciou-se do cargo para assumir por um período a Secretaria Municipal da Saúde durante a gestão do então prefeito, Valdemar Marques de Oliveira Filho, o Dema. O clínico geral era natural do Líbano, todavia, mudou-se para o Brasil ainda jovem com a família. O Dr. Rafú era viúvo e deixa os filhos, Natália, Therezia e Raffoul Junior, médicos. A família mantém uma clínica há mais de 40 anos, na cidade.

Além do Dr. Rafú, Ferraz também perdeu no mesmo dia, Eduardo Anion, de 70 anos. O ex-vereador morreu vítima de falência múltipla de órgãos, na Santa Casa, de Suzano. O ex-parlamentar foi  velado na Câmara Municipal, no centro, e o seu sepultamento ocorreu, às 11h, no Cemitério da Saudade, no Jardim Bela Vista. Eduardo Anion cumpriu o mandato de 1970 a 1973. Ele deixa a esposa Vera Lúcia e os filhos, Eduardo Junior e Beatriz.

Por Pedro Ferreira, em 31/08/2018.